Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Signis ALC reunida no Equador fala da realidade continental e debate a comunicação na Igreja

por Ivan Sgarabotto

Evento investe em grupos de trabalho e exposições para traçar novos rumos e linhas de ação

Cerca de 21 participantes vindos da América Latina e Caribe estiveram reunidos em Quito, no Equador, para a Primeira Jornada de Presidentes das Associadas de Signis ALC. O evento começou na quinta-feira, dia 30, e seguiu até sábado, dia 1º de abril.

No primeiro dia de trabalhos, os participantes do encontro apresentaram suas respectivas sedes e foram divididos em grupos de trabalhos por região de atuação, culminando em palestras com Adalid Contreras, sociólogo e comunicólogo boliviano.

No decorrer da tarde,  os temas abordados foram: “O mundo está em transformação”. Falando especialmente sobre as principais características da ordem mundial e relacionando seus elementos às apresentações dos grupos de trabalho. A seguir foi articulado um momento de diálogo e intercâmbio a fim de enriquecer o trabalho dos grupos e expandir o olhar sobre a realidade na qual se vive atualmente.

Também estiveram em pauta as discussões para encontrar os desafios a partir da leitura da realidade, bem como os compromissos projetados pelos representantes das Signis.

Ao final dessa quinta-feira, os participantes ainda falaram da “América Latina e Caribe em seu labirinto”. Debatendo as principais dinâmicas vividas no continente, tendo em conta a Ordem Mundial. Todos os presentes expuseram casos específicos de suas nações, além de sinalizar os desafios para Signis ALC, no marco do cuidado da casa comum.

Comunicação e o ambiente eclesial - Já nesta sexta-feira, dia 31 de março, entram em discussão a “Comunicação e a Igreja” com intensos trabalhos em grupo e plenária geral, além de palestra com Padre Rolando Calle SJ, sacerdote jesuíta que já foi Delegado de Educação da Província, segundo a FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus). 

Nesta tarde também está em tratativa “O Trabalho Comunicacional da Igreja”, com exercício de conexões entre a jornada de contexto e o trabalho de reflexão sobre as atividades comunicacionais da Igreja nestes tempos.

Os participantes vão também à Casa de Cultura Equatoriana para ver a palestra e as reflexões de Mauricio Lopez, Secretário Executivo da REPAM e da Cáritas Equador. 

Por fim, o último tema deste segundo dia foi “O chamado da encíclica Laudato Sí e os desafios da comunicação”, com o lançamento da série “A vida pela Amazônia”. Um documentário da vida do Monsenhor Alejandro Labaka. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais