Bispo auxiliar de Porto Alegre diz que é preciso resgatar o sentido profundo das datas católicas
Para Dom Leomar Brustolin, a passagem da Páscoa deve ser utilizada também para a reflexão de questões sociais, econômicas e éticas
Em entrevista concedida ao jornalista Alberto Meneguzzi, no programa Acontece desta Sexta-feira Santa (03), o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, comentou sobre o real sentido da Páscoa. Para o bispo a fé do cristão é colocada à prova diariamente, pois contrasta com os fatos violentos noticiados na mídia. Para ele o cenário mundial leva a população para a perda de simbolismo e significado, o que é considerado grave. “O fato de muitas pessoas não perceberem o sentido da Sexta-feira Santa, acontece, provavelmente, porque estamos perdendo alguns símbolos e tradições que nos construíram. O povo que perde a memória não tem futuro”, salientou Dom Leomar.
Para o bispo, é preciso resgatar o sentido profundo das festas católicas, inclusive o sentido da Sexta-feira Santa, pois é o momento em que o cristão é colocado diante da experiência da vida e também de momentos de morte. Segundo ele, os frequentes fatos negativos não devem ser motivo de descrença, mas sim devem ser propostos como desafios para humanizar a sociedade. Para o bispo é necessário refletir essas questões, de forma individual, inicialmente.
Sobre os questionamentos descrentes da existência histórica de Jesus, Dom Leomar sugeriu que, antes de emitir qualquer opinião, seja favorável ou contrária, exista um filtro de informações. Conforme ele é necessária mais pesquisa e leitura, pois nem sempre as pessoas filtram as informações que recebem. Isso se torna importante, não apenas para combater as ideias adversas, mas também para saber que aquilo que se crê está baseado em fatos que realmente ocorreram. “Estamos em uma época com grandes possibilidades para publicar nossas opiniões, mas opinião sem fundamento não tem sentido, e esse é o problema. Todo mundo tem opinião sobre tudo, sabendo quase nada sobre tudo. Da mesma forma nós cristãos: precisamos ler outras fontes que atestam a existência de Jesus Cristo e não apenas analisar fontes Bíblicas”, concluiu o Dom Leomar.
Confira no áudio a entrevista concedida ao jornalista Alberto Meneguzzi, no programa Acontece desta Sexta-feira Santa (03).
Comentários