Ministro Provincial dos Capuchinhos do RS e conselheiro visitam o Haiti
A passagem pelo país caribenho faz parte do programa de visitas às fraternidades do atual conselho provincial
O Provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul frei Nilmar Gatto e o conselheiro Claudelino Brustolin estiveram no Haiti, nos dias 17 a 28 de novembro. A passagem pelo Haiti faz parte do programa de visitas às fraternidades do atual conselho provincial, eleito em setembro deste ano. As visitas às fraternidades aconteceram durante os meses de outubro e novembro, a Delegação do Haiti foi a última das visitas canônicas.
Os dois realizaram no Haiti, reuniões e conversaram com os frades das três fraternidades. A Porto Príncipe, Beroud e Abacou que compreende alem da casa de Abacou, a residência na cidade de Corail.
No sábado, dia 25 de novembro, o provincial Nilmar, coordenou a Assembleia da Delegação na cidade de Aquin, centro sul do país. "A escolha da cidade foi para facilitar o encontro dos capuchinhos no pais", explica Nilmar Gatto.
Durante a assembleia foi apresentado Plano Trienal, com ênfase na dimensão fraterna e da minoridade. Frei Nilmar destaca durante a reunião, a importância profética da presença missionária dos capuchinhos no país, reforçada pelo governo Geral da Ordem. Além disso, Gatto cobra a agilidade do projeto de um plano de saúde para os frades, aprovado no ano passado. Ainda dentro das diretrizes da Ordem e da província, foi realizada uma reflexão da necessidade da pratica da construção de uma economia transparente e participativa.
Frei Claudelino Brustolin salienta que durante a visita, foram dadas a informação do andamento de um projeto que está em estudo, da criação de uma fábrica, que vai produzir telhas, a partir da reciclagem de plástico. A proposta vem de encontro de uma necessidade no país para cobrir casas, mas também a reciclagem de matérias e promover renda para a população e dar encaminhamentos para criação de consciência local na questão do lixo, que é um problema local. Outro comunicado feito foi a da criação de uma nova casa para o postulando. A obra deve ser iniciada em fevereiro de 2018.
A próxima visita ao Haiti, pode ser realizada ainda no primeiro semestre de 2018.
Comentários