Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Comitiva percorre o Caminho Padre João Schiavo pela primeira vez

por Ivan Sgarabotto

Iniciativa objetivou começar o trabalho de divulgação do roteiro turístico, em fase de viabilização

Foto: Margô Segat

Uma comitiva formada por mais de 20 pessoas percorreu pela primeira vez o Caminho Padre João Schiavo. A criação do roteiro turístico pelo interior de Caxias do Sul, proposta pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, foi aprovada pela Câmara, por unanimidade, no dia 13 de setembro deste ano, e sancionada por meio da Lei N° 8.127, assinada pelo prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT em 27 de setembro.

O tour no sábado, dia 26, saiu do Parque de Eventos da Festa da Uva pouco depois das 8h. Cerca de uma hora depois, a comitiva fez uma rápida parada no ponto onde começa o Caminho: a Igreja de Conceição da Linha Feijó. Após, foi recebida com café da manhã típico do interior, preparado pela Família Rossato, em São Marcos da Linha Feijó.

A terceira e a quarta paradas, respectivamente, deram-se no Instituto Hércules Galló, em Galópolis, e no Meu Galpão, da Família Mazzochi, em São Braz. Também foi possível conferir um pouco das 15 grandes telas que contam a história da imigração italiana na Epopeia Imigrante, em Ana Rech.

O complexo que reúne o Centro Social, a Escola Municipal, a Capela e o Memorial Padre João Schiavo, no distrito de Fazenda Souza, foi o último destino da comitiva. No local, os visitantes foram até o túmulo do sacerdote e puderam conhecer um pouco mais sobre as obras de caridade que ele desenvolveu durante a sua vida. As 18 Irmãs Murialdinas responsáveis pelo Memorial prepararam o almoço servido para a comitiva.

Percurso de 55 km

O Caminho Padre João Schiavo foi uma proposta do vereador Gustavo Toigo/PDT, construída coletivamente com os moradores de Conceição da Linha Feijó, Instituto Hércules Galló, Irmãs Murialdinas de Fazenda Souza e Sociedade Amigos de Ana Rech (SAMAR). Estende-se por 55 quilômetros do interior de Caxias do Sul, tendo como ponto inicial a Igreja de Conceição da Linha Feijó, passando por Galópolis, Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua, São Braz e Ana Rech, e encerrando em Fazenda Souza.

Quem foi Padre João Schiavo

Nascido em 8 de julho de 1903, na cidade italiana de Saint'Urbano de Montecchio Maggiore, o padre João Schiavo chegou ao Brasil em setembro de 1931, estabelecendo-se em Jaguarão, no Sul Gaúcho, e migrando para Caxias do Sul em seguida. No maior município da Serra, deu aulas em escolas de Ana Rech e Galópolis, levou palavras de fé para diversas comunidades do interior e fundou o Seminário Josefino de Fazenda Souza. Faleceu em 27 de janeiro de 1967.

Beatificação está próxima

A Diocese de Caxias do Sul iniciou em 2001 a Causa da Beatificação do Padre João Schiavo. Isso porque em outubro de 1997, o sacerdote teria operado um milagre em Juvelino Carra, morador de Caxias do Sul. Na época, o homem sofreu de fortes dores abdominais e foi submetido a uma cirurgia de urgência. Diagnosticado com trombose no intestino delgado, Juvelino deve sua morte iminente anunciada para a família logo depois da cirurgia. Foi quando sua esposa começou a orar para o Padre João Schiavo. Em poucos dias, sem explicações científicas, o homem recebeu alta hospitalar sem nenhuma sequela da doença. Passados 49 anos da morte de Schiavo, o Vaticano anunciou nesta quinta-feira, a assinatura do decreto que reconhece o milagre, e data da beatificação, que deverá ocorrer em 2017 em Caxias do Sul, será informada na próxima semana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais