Vice provincial das Irmãs Scalabrinianas em Caxias do Sul afirma que as migrações da atualidade são mais complexas que há 140 anos
As Irmãs Missionárias Scalabrinianas lembraram nesta segunda-feira, 2/6, os 110 anos da morte do fundador da Congregação, Beato João Batista Scalabrini. De acordo com a vice provincial das Irmãs Scalabrinianas em Caxias do Sul, Irmã Nelí Basso, os tempos atuais em que a região recebe um grande número de imigrantes senegaleses e haitianos, reaviva o carisma da congregação. Ela recorda que Scalabrini iniciou sua missão num tempo de grandes mudanças econômicas, sociais e políticas que geraram as migrações como a italiana há mais de 100 anos. Na atualidade, Irmã Nelí, garante que o desafio é ainda mais complexo.
Caxias do Sul conta com 60 irmãs Scalabrinianas, sendo que parte delas idosas. Conforme a vice privincial, a congregação conta com vários serviços que atendem diretamente aos imigrantes.
A congregação tem atuado também na articulação com as organizações civis e públicas para o encaminhamento desses imigrantes.
Comentários