Campanha da Fraternidade de 2017 é lançada em Caxias do Sul
A campanha deste ano aborda o tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, e o lema: “Cultivar e guardar a criação”
Com o tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, e o lema: “Cultivar e guardar a criação”, foi lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade de 2017 na manhã desta quarta-feira (01), na Catedral Diocesana de Caxias do Sul.
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade deste ano é o de cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, como explica o Bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni.
A Campanha acontece no tempo forte da Quaresma, que são 47 dias antes da Páscoa. Neste tempo litúrgico a prática da esmola, da oração, do jejum, a conversão e a Campanha da Fraternidade tornam-se oportunidades de experimentar a espiritualidade pascal. De acordo com Dom Alessandro, a Campanha da Fraternidade deste ano se apresenta como um instrumento à disposição das comunidades cristãs e de todas as pessoas de boa vontade para enfrentar, com consciência crítica, o lema e o tema da campanha.
Além de Dom Alessandro Ruffinoni, também participaram do encontro o Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul, Padre Jairo Gusberti, e a Bióloga e Veterinária do Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Cláudia Borges Machado. Segundo Cláudia, o tema da Campanha da Fraternidade de 2017 trás à tona uma reflexão sobre os cuidados com a natureza. Ele frisou que a conscientização começa desde cedo, com pequenas práticas de preservação e cuidados ao meio ambiente.
No dia 09 de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebrarão o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nessa data que a Igreja também realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Comentários