Estado tem dificuldade para tratar sobre Região Metropolitana da Serra com Caxias
Baixar ÁudioMunicípio é o único do grupo que ainda não criou lei municipal.
A ausência do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (Republicanos), em uma reunião na Prefeitura não rendeu resultados sobre um assunto importante, a regulamentação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG).
Na tarde desta quarta-feira (30), o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), Agostinho Meirelles, se encontrou com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxias, Emílio Andreazza, para tratar do tema.
O secretário Meirelles explicou que dos 14 municípios que integram a RMSG, apenas Caxias do Sul ainda não teve a aprovação da Câmara de Vereadores. A etapa legislativa é imprescindível para o andamento da regulamentação. Para isso, é necessário um Projeto de Lei de autoria do Executivo.
Ele revelou que uma reunião neste ano contou com a participação de representantes de todas as cidades. Porém, Caxias não teria mais tratado do assunto com o Piratini. Portanto, como resultado do encontro desta quarta, o Estado vai oficializar ao município para que manifeste oficialmente sua posição.
Por fim, o secretário estadual aparentou descontentamento por ter dificuldades em conversar com o prefeito Daniel Guerra. Segundo ele, há meses tenta tratar sobre o assunto.
O prazo final para a adesão dos municípios à RMSG é 31 de dezembro. No encontro desta quarta, o secretário de Desenvolvimento Econômico prometeu abordar o assunto com Daniel Guerra.
(Ouça a matéria abaixo do título)
Comentários