Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Prefeitura terá que responder questionamentos do Legislativo sobre a Maesa

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O requerimento com o pedido de informações foi aprovado na sessão desta terça

Foto: Pablo Ribeiro
Foto: Divulgação

Saber qual é o planejamento da prefeitura para a ocupação do prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) é o objetivo do pedido de informações aprovado por unanimidade pelos vereadores caxienses na sessão desta terça-feira (30). O documento, de autoria dos vereadores Felipe Gremelmaier (MDB) e Denise Pessoa (PT) foi construído juntamente com o Coletivo Abrace a Maesa, em uma reunião pública realizada no dia 21 de julho. O pedido de informações considera o fato de que o prédio foi doado ao Município em 2014 e que, caso a lei seja descumprida, o Estado poderá reintegrar a posse do local.

Conforme a vereadora Denise, as informações também vão permitir que a sociedade fique sabendo o que a Administração Municipal planeja para o prédio da Maesa que foi uma conquista coletiva. “Esse prédio foi conquistado por uma construção coletiva que teve todo o empenho de Caxias do Sul e a gente vê que toda essa conquista não está sendo valorizada. A gente não tem visto movimento quanto a questão dos projetos executivos, como vai ser reformado o prédio, a gente não tem visto movimentações da Comissão Permanente e algumas pessoas que fazem parte dessa comissão estavam naquela atividade do Abrace a Maesa e diziam não ser convocados para reuniões. Então essas informações vão servir pra gente se apropriar de fato porque a Maesa é nossa”, afirmou.   

Já o vereador Elói Frizzo (PSB) alertou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pode estar interessada na área. “A PGE continua de olho nessa área e o prefeito tem que entender isso, tem que entender que não dá pra brincar com o que está escrito na lei. De repente por omissão dessa administração podemos correr o risco de a PGe que está antenada no ponto de vista de tentar recuperar essa área para os seus interesses”, salientou.   

O vereador Felipe Gremelmaier também defendeu que as respostas do Executivo vão ajudar a esclarecer qual foi o real motivo do pedido de informações da PGE para aprefeitura sobre o plano de ocupação da Maesa. “Eu tenho procurado informação de que existem formas de ocupação da Maesa, inclusive com prazos a serem vencidos. Se a PGE está fiscalizando aquilo que é do estado e buscando informações técnicas sobre uma lei aprovada na Assembleia e sancionada pelo governador, é porque algo pode não ter sido cumprido nesse processo todo”.

A partir do encaminhamento a prefeitura terá responder como está o calendário de reuniões da Comissão da Maesa, que envolve representantes do Poder Executivo e da sociedade civil e explicar o motivo pelo qual as reuniões não estão mais acontecendo. O requerimento também solicita que o Executivo apresente o projeto de ocupação do local e ainda de que forma a prefeitura está realizando a manutenção do prédio. O pedido de informações também solicita  as respostas que o Executivo apresentou  aos questionamentos da Procuradoria-Geral do Estado bem como o esclarecimento do Seminário sobre a Maesa que foi proposto pela administração.

A Prefeitura Municipal tem 30 dias para responder os questionamentos da Câmara de Vereadores.

Ouça no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais