Prefeitura de Caxias gasta R$ 5 milhões ao ano com aluguéis
Transferência de secretarias para complexo da Maesa poderia reduzir esse custo em mais de R$ 700 mil
A prefeitura de Caxias do Sul gasta anualmente de R$ 4,8 a R$ 5 milhões com aluguéis. São mais de 50 imóveis locados pela administração direta, compreendendo secretarias, escolas infantis, centrais de atendimento em saúde e outros serviços. Entre as secretarias, oito delas não tem sede própria, sendo que seis pagam aluguel.
A coordenadora da Comissão Especial para Análise de Uso da MAESA, Rúbia Frizzo, adianta que conversas preliminares encaram a possibilidade de transferir para o complexo as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, além da Guarda Municipal. Segundo o secretário de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina, se isso se concretizar, a economia seria superior a R$ 700 mil por ano. Santa Catharina alerta, no entanto, que a economia não seria imediata. A eventual transferência de secretarias ao complexo da MAESA exigiria investimentos de adaptação e logística.
As secretarias de Turismo e da Cultura ocupam espaços sem onerar os cofres públicos. No caso do Turismo, são utilizadas duas casas nas réplicas dos Pavilhões da Festa da Uva, enquanto a pasta da Cultura ocupa a Estação Férrea. Atualmente, os aluguéis mais caros pagos pela prefeitura estão nas secretarias de Trânsito e Agricultura, que ocupam a mesma sede por um valor mensal de R$ 42 mil por mês, e na secretaria da Saúde, com um gasto mensal de R$ 24 mil.
Comentários