Comissão de Agricultura da Câmara aprova requerimento do deputado Pepe Vargas
Proposta do parlamentar é discutir os cortes impostos pelo governo no censo agropecuário
Na primeira reunião do ano, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 29, requerimento do deputado Pepe Vargas (PT-RS), subscrito pelos parlamentares petistas que integram a Comissão, para discutir o censo agropecuário. O levantamento deveria ter sido realizado em 2016, mas foi protelado e agora deve ser feito com mudanças que não permitirão um retrato fiel do setor.
O argumento do deputado gaúcho é de que o último censo agropecuário, realizado em 2006, possibilitou que se fizesse um raio-x da agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Como nestes 10 anos, o setor evoluiu é necessário que se atualize as informações para a elaboração de políticas públicas específicas. No entanto, o governo está cortando recursos para a realização do censo agropecuário e reduzindo o questionário, de tal forma que a identificação do desenvolvimento e o quanto o setor agropecuário evoluiu não serão contemplados.
Conforme o parlamentar, será feita uma audiência pública, com o objetivo de ouvir os técnicos, "pois o censo é fundamental para que se tenha políticas públicas voltadas para a agropecuária”.
Na audiência pública proposta por Pepe Vargas, que sera realizada em data ainda a confirmar, estarão presentes representantes do IBGE, especialmente pesquisadores que há muitos anos vêm dando a sua contribuição para a melhoria do censo, técnicos especialistas de universidades e do Ipea e do governo para dar explicações.
Comentários