Edgar Pretto assume como presidente da Assembleia Legislativa RS
Posse será transmitida pela Sarandi AM.
O deputado estadual Edegar Pretto assume como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na terça-feira, 31, às 14h, quando será realizada a Sessão Solene de eleição e posse da nova Mesa Diretora da Casa para o período 2017/2018 da 54ª Legislatura. Durante a Sessão, igualmente, serão empossados os demais deputados e deputadas que farão parte do colegiado diretivo da Assembleia Legislativa. A cerimônia ocorrerá no Plenário 20 de Setembro.
Programação da solenidade
Conforme a programação, elaborada pelo cerimonial do Palácio Farroupilha, a partir das 13h a presidente Silvana Covatti e o deputado Edegar Pretto recepcionam as autoridades e familiares, na sala da presidência, no segundo andar.
O acesso do público em geral e dos convidados se dará pela esplanada do Palácio Farroupilha, depois serão encaminhados ao plenário. Quando este alcançar ocupação máxima, será utilizado o auditório do Teatro Dante Barone, onde o público poderá acompanhar o evento por meio de telões.
Às 13h50min, familiares e autoridades serão encaminhadas ao Plenário 20 de Setembro. O deputado Edegar Pretto ocupará cadeira junto à bancada do PT, e a sessão será aberta pela atual presidente, Silvana Covatti, que abrirá o evento convidando todos e todas a ouvirem o Hino Nacional. Na sequência haverá a leitura do Termo de Renúncia por parte da deputada Silvana, uma vez que o Regimento Interno da Casa prevê um período mínimo de dois anos de mandato no exercício da presidência. Pelo acordo entre bancadas, há definição que cada presidente ficará um ano à frente do Poder Legislativo nesta legislatura, como ocorreu em idênticas situações anteriores.
Após a renúncia serão apresentados os nomes que irão integrar a chapa pretendente à Mesa Diretora, de acordo com as sugestões das bancadas com assento no Legislativo. Conhecidos os nomes, os deputados e deputadas votam, e após a eleição acontece a declaração do resultado e a deputada Silvana Covatti faz seu pronunciamento de despedida. Ao final do pronunciamento é lida a ata de transmissão de cargo de presidente, e depois a assinatura da presidente que sai e do presidente que assume o cargo.
Devidamente eleito e empossado, o deputado Edegar Pretto, assume a direção dos trabalhos e faz seu pronunciamento da tribuna. Ao final será executado o Hino Rio-grandense e a sessão será encerrada. O presidente eleito atenderá à imprensa no Salão Júlio de Castilhos, em entrevista coletiva. Depois, desloca-se ao Vestíbulo Nobre para receber os cumprimentos dos convidados e convidadas.
Em 2014 Edegar foi reeleito com 73.122 votos, e pela segunda vez o deputado mais votado do partido.
Comentários