Projeto de lei prevê instalação de câmeras de videomonitoramento em ônibus de Caxias do Sul
Autor da proposta pretende realizar audiência pública sobre a falta de segurança no transporte coletivo
Câmeras e GPS dentro dos ônibus poderiam inibir a ação de criminosos em Caxias do Sul. A aposta é do vereador Jaison Barbosa (PDT), que protocolou um projeto de lei prevendo a obrigatoriedade da instalação. Segundo ele, o número de assaltos e crimes no transporte coletivo é alarmante na cidade. A reclamação já foi motivo de reunião do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul, que levou a preocupação aos representantes da Brigada Militar no último dia 18.
O vereador entende que a proposta não agride a empresa concessionária, a Visate, de forma econômica já que, segundo ele, colheu frutos recentemente com a isenção em pagar o imposto ISSQN. Além disso, ele acredita que o formato não poderia ser considerado inconstitucional no legislativo. “Estamos preocupados com a segurança da comunidade. Tivemos dois ônibus incendiados recentemente. Achamos que a empresa tem capacidade e estrutura para fazer esse investimento”, afirmou.
A multa para o descumprimento pode chegar a cerca de R$ 2.700,00 e o dobro em casos de reincidência. O projeto ainda precisa passar por pelo menos duas comissões da Câmara até chegar a plenário. Uma audiência pública pode ocorrer por meio da comissão de desenvolvimento urbano, transporte e habitação, da qual Jaison Barbosa é o presidente.
Comentários