Especial Prefeitos da Serra: primeiro ano de mandato
Os convidadosda primeira edição foram o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna e o prefeito em exercício de Farroupilha, Pedro Pedrozo
Nesta segunda-feira (29), o programa Temática Debate deu início a uma sequência de entrevistas semanais com os prefeitos da Serra para balanços sobre o primeiro ano de mandatos. Para o pontapé inicial, recebemos o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna e o vice-prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo, em exercício no dia do bate-papo.
Uma das maiores queixas das administrações municipais foram sobre as dificuldades de executar obras e projetos sem o recebimento de verbas federais. De acordo com Pedrozo, apenas 15% dos impostos voltam para as cidades, o que não é suficiente para manter serviços como saúde e educação. “O governo cria a lei e nós cumprimos. E o repasse não acaba ocorrendo ao contento”, complementa Scortegagna.
Uma das soluções encontradas pelos gestores são as parcerias público-privadas, como acontece em Farroupilha. Para a construção do trevo na BR-122, foi preciso conversar com as empresas do entorno para o levantamento de fundos. “Hoje se tem a tranquilidade regional porque quem está pagando é a prefeitura de Farroupilha”, destaca Pedrozo.
Durante o programa, também foram discutidos os cortes que áreas como turismo, cultura e esporte sofrem em momentos de crise. Segudo Lídio, os setores também são importantes e, apesar da redução nas verbas, Flores da Cunha está preparando o regate de programas como a Vindima da Canção Popular e a Fenavindima. Em relação ao turismo, o prefeito acredita que é necessário união entre os municípios da Serra. “Por parte dos gestores, não se discute mais se Farroupilha, Flores da Cunha ou Caxias é melhor. Hoje o turismo é regional e isso fortalece a nossa região”, comenta.
Saúde e investimentos em infraestrutura também entraram no debate com os prefeitos. Confira a entrevista completa em áudio, no link logo abaixo da foto.
Comentários