Secretário Geral do Governo diz que RS vive um “novo ciclo” após pacote de Sartori
Carlos Búrigo afirmou que pesquisa concluiu que 72% da população aprova o pacote de medidas
Em entrevista à RedeSul de Rádio, o Secretário Geral do Governo do Rio Grande do Sul, Carlos Búrigo fez uma avaliação do Governo neste ano de 2016. Segundo ele, a administração conseguiu mostrar para a população, de forma transparente, como estão as contas públicas e a situação financeira do Estado. Búrigo afirmou que, após a aprovação das Leis de Responsabilidade Fiscal e da Previdência Complementar, o ano de 2016 marca um “novo ciclo” no quesito de contenção da crise financeira, principalmente com o pacote de medidas do governador Sartori, enviado à Assembleia Legislativa, que extingue 11 órgãos vinculados ao governo.
De acordo com o secretário Búrigo, a extinção das fundação terão efeito a médio e longo prazo, pois o governo terá um prazo de 180 dias para concluir a extinção. Segundo ele, gradativamente o Estado diminuirá todos os custos, e se a economia começar a melhor a partir do segundo semestre do ano que vem, a população poderá sentir os efeitos das mudanças apresentadas pelo governo. Búrigo ainda disse que Rio Grande do Sul está perdendo os índices de produtividade, educação e saúde conquistados ao longo do tempo, para outros estados. Ele afirmou que a dívida constituída pelo Estado é de R$ 80 bilhões, quase o dobro do orçamento, por isso destaca a importância das ações do governador Sartori.
Os deputados já aprovaram a extinção de oito fundações do Estado. Faltam passar 10 projetos pela Assembleia. As votações devem ser retomadas no final de janeiro do próximo ano.
Comentários