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Pedido de informações busca esclarecimentos sobre contrato entre Prefeitura de Caxias do Sul e empresa que administra UPA Zona Norte

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O requerimento que indaga sobre a situação da Unidade de Pronto Atendimento foi aprovado por unanimidade

Foto: Isadora Martins

O Legislativo caxiense aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (27) um novo pedido de informações a respeito do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), empresa responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA Zona Norte). O pedido foi votado em regime de urgência, pois segundo o vereador Alberto Meneguzzi (PSB), autor do requerimento, há uma preocupação quanto a renovação do contrato entre o IGH e a prefeitura , que vence no dia 19 de setembro. “Nós corremos o risco de não termos UPA Central até o final do ano, e corremos o risco de o IGH não renovar seu contrato. Me parece que a empresa mandou um documento ao gabinete do Prefeito nesse sentido”, salientou.

Além de informações sobre a possível renovação do contrato, o requerimento também solicita a prefeitura que apresente a prestações de contas do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) referente à administração da UPA Zona Norte, desde o início do serviço, em agosto de 2017, até agosto de 2019. O objetivo,segundo Meneguzi, é apurar denúncias de descumprimento de contratos com os servidores e saber como foram utilizados os recursos liberados pela prefeitura.

“Primeiro que essa empresa tem um histórico de problemas denunciados aqui [Câmara], mesmo antes de vir para Caxias do Sul. Quanto aos valores mensais repassados para o IGH, giram em torno de R$ 2, 2 milhões. Então, em torno de R$ 30 milhões, desde 2017, já foram repassados para a empresa. E a gente tem trazido documentos comprovando os problemas de gestão dessa empresa junto à UPA Zona Norte, principalmente no descumpruimento das obrigações trabalhistas junto ao seus servidores”, destacou.

Ao se manifestar favorável ao pedido de informações, o vereador Rodrigo Beltrão (PT) afirmou que os problemas da área da saúde, em Caxias, sempre existiram, mas que se intensificaram com a terceirização do serviço. (Ouça no link acima da foto)

A partir de agora, conforme a Lei Orgânica Municipal, o Executivo tem 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.

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