Caxias do Sul deve passar dos 320 mil eleitores no pleito de 2018
Eleitorado caxiense era superior a 330 mil pessoas em 2014, mas caiu para 294 mil em 2016 devido ao recadastramento biométrico
Caxias do Sul deve ultrapassar a barreira dos 320 mil eleitores no pleito de 2018. A estimativa é do chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski. O município, que atualmente é o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, conta com 314.726 pessoas aptas a votar, conforme o site do TRE-RS.
Em 2014, ano da última disputa presidencial, o eleitorado caxiense era superior a 330 mil pessoas. O número reduziu mais de 10% na eleição seguinte, devido ao recadastramento biométrico. No pleito de 2016, conforme Borowski, o número de eleitores cadastrados junto à Justiça Eleitoral era de 294 mil.
Prazo para regularização
Segue até o dia 09 de maio o prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Cidadãos que não fizeram o recadastramento biométrico ou não compareceram às urnas sem justificativa devem procurar o Cartório Eleitoral (Rua Garibaldi, nº 596, Centro) para regularizar o registro. Conforme Borowski, o mesmo vale para os eleitores que moram em Caxias do Sul há mais de três meses e desejam transferir o título para o município.
Primeiro título
Adolescentes que completam 16 anos até 1º de outubro podem fazer o título de eleitor. Para realizar o registro, basta comparecer ao Cartório Eleitoral com documento de identidade e comprovante de endereço. O comprovante (conta de água, luz, telefone ou aluguel) não precisa estar no nome do jovem, podendo constar nome dos pais ou responsáveis.
Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra.
Comentários