Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vereador reivindica construção de uma UBS no Presídio Regional de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Segundo Renato Oliveira, o intuito é dar mais segurança para a população evitando que o detento saia da penitenciária para receber atendimento

Foto: Divulgação / Gabriela Bento Alves

O vereador Renato Oliveira (PCdoB), que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, reivindicou durante a sessão ordinária desta terça-feira (26) a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Presídio Regional de Caxias do Sul (antiga Pics).

Segundo o parlamentar, a medida visa garantir mais segurança para a população ao evitar que os detentos sejam levados até a Unidade de Pronto Atendimento  24H ou UBSs, compartilhando o mesmo ambiente dos demais usuários. “A importância dessa Unidade Básica de saúde aqui na Pics, porque a preocupação é, por exemplo, aquele tiroteio que deu duas vezes neste ano em frente à UPA Zona Norte. Além disso, as pessoas também ficam indignadas quando [os detentos] passam na frente”, destacou.   

Segundo o parlamentar, durante a reunião do Conselho da Comunidade, no último dia 11 de novembro, foi assinado o convênio para a construção da UBS. Ele ainda salientou que a obra, orçada em R$ 173.900, não vai utilizar recursos do município e que a previsão de conclusão é de quatro meses. Porém, Oliveira questionou a possibilidade de a prefeitura colocar a unidade em funcionamento tão logo seja construída e citou o exemplo da UBS do Apanhador, que está com falta de profissionais: “Vamos imaginar que essa UBS fique pronta dentro do prazo, de que forma o prefeito vai mandar esses profissionais, porque não faz em lugar nenhum. Nem sei quanto tempo faz que faltam médicos na Penitenciária do Apanhador.  Um esforço da administração passada, juntamente com o governo do estado para fazer com que a UBS funcionasse... Hoje, em 30% a 40% das UBSs falta profissionais”.   

O vereador também explicou que o convênio surgiu ainda duramente o mandato do prefeito Alceu Barbosa Velho.

Em aparte, o vereador Felipe Gremelmaier criticou o que chamou de falta de organização do governo. “Depois que fechou o Postão tinha um monte de servidores que eram para ser realocados em UBSs e ter um número maior de servidores. Mas, como não tem planejamento, estão colocando esses servidores em um monte de locais que não precisa”, pontuou.  

Ouça no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais