Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Comissão de Ética da Câmara vai retomar julgamento do caso do “corretivo”

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O processo contra o vereador licenciado Chico Guerra (PRB) está parado desde dezembro do ano passado

Foto: Gabriela Bento Alves
Foto: Divulgação

O vereador Rodrigo Beltrão (PT), atual presidente da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, afirmou durante a sessão desta quarta-feira (26) que irá retomar o polêmico processo do “corretivo”. O caso ocorreu no ano passado, quando o então vereador Chico Guerra (PRB) disse ao Coordenador de Relações Comunitárias, Rafael Bado, que era preciso aplicar um “corretivo” no líder comunitário Marciano Correa da Silva, por fazer oposição ao governo.

Depois do vazamento do áudio o vereador Rafael Bueno (PDT) protocolou na Comissão de Ética, em junho de 2018, um processo contra Chico Guerra, por conta desse episódio. Na época, foi instaurada uma subcomissão para julgar o processo, composta pelos vereadores Edi Carlos (PSB), Ricardo Daneluz (PDT) e Paulo Périco (MDB). O caso foi discutido na subcomissão, porém devido a um posicionamento distinto dos parlamentares, o processo não foi à votação na Câmara e ficou parado desde então.

Conforme Beltrão, o objetivo é reiniciar o julgamento do caso, respeitando todos os tramites legais para que se tenha um desfecho o mais rápido possível.

Em defesa, vereador Renato Nunes, que no ano passado era o presidente da Comissão de Ética e foi quem conduziu o processo do corretivo, afirmou que o andamento do caso não ficou estagnado. Em contrapartida, o vereador Alberto Meneguzzi, que na época era presidente da Câmara de Vereadores, afirmou que a condução dos trabalhos na Comissão não respeitou as regras da Casa Legislativa e atrasou o julgamento do caso.

Além do caso do “corretivo” envolvendo o vereador licenciado e atual chefe de Gabinete, Chico Guerra, Beltrão disse que também irá retomar o processo de Nunes contra Rafael Bueno, em que o acusou de difamação e calúnia.  

A Comissão de Ética é formada pelos vereadores Velocino Uez, Edi Carlos, Elisandro Fiúzae, Renato Nunes e pelo presidente Rodrigo Beltrão. A primeira reunião do integrantes vai ocorrer nesta sexta-feira para decidir o andamento dos trabalhos.

(Ouça no link acima da foto)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais