Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Parlamento Regional define novo representante

por Isadora Helena Martins

Durante o encontro também foram discutidas demandas da área da saúde para a região

Foto: Divulgação / Juli Hoff

A vereadora do município de São Marcos, Patrícia Camassola Tomé, foi escolhida como nova representante do Parlamento Regional, durante reunião do grupo que ocorreu nesta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Estiveram presentes na ocasião representantes de Bento Gonçalves, Farroupilha, Nova Prata e Nova Roma do Sul, além de vereadores do Legislativo caxiense.

O Parlamento Regional desta terça também teve o objetivo de debater questões inerentes à área de saúde, na região. O diretor de Planejamento do Hospital Pompéia, Gilberto Uebel, também participou da reunião para apresentar as dificuldades que a instituição tem enfrentado devido à falta de leitos. Ele afirmou que o Pompéia é referência no atendimento a 49 municípios da região, em alta complexidade. Também reivindicou que outra instituição fosse habilitada em traumato-ortopedia, para auxiliar nas demandas, garantindo custeio estadual e/ou municipal.

O diretor ainda destacou que o hospital, em 2010, concentrava 29% de seus atendimentos na área de alta complexidade. Atualmente, o número subiu para 47%. Segundo ele, nesta área, aumentaram os atendimentos em tratamento e cirurgias oncológicas, cirurgias neurológicas e cirurgia cardiovascular, enquanto houve queda em traumatologia. Segundo Uebel, o Hospital Pompéia tem uma fila de espera, com laudos já autorizados, de 1.973 pacientes aguardando cirurgia, entre diferentes categorias de atendimento. Apenas, em traumatologia, são 1.025 em espera.

Sandra de Bortoli, assessora de planejamento do Hospital Beneficente São Carlos de Farroupilha, destacou que o principal problema é o financiamento. O hospital é referência na região, para procedimentos de média complexidade da traumato-ortopedia e passa pelas mesmas dificuldades que o Pompéia. Segundo ela, é possível absorver a demanda do Hospital Pompéia, desde que haja incentivo financeiro para tal. Ela considera inviável realizar os atendimentos com o teto definido pelo Ministério da Saúde.

Os encontros do Parlamento Regional ocorrem mensalmente com representantes dos Legislativos da Serra. O objetivo do grupo é debater demandas comuns às cidades integrantes do movimento e buscar soluções em conjunto para os problemas apresentados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais