Sessão que cassou Daniel Guerra durou mais de 50 horas
Baixar ÁudioJulgamento foi marcado pela leitura de boa parte de documento com quase 4 mil páginas.
51h56min46seg, esse é o tempo oficial da sessão da Câmara de Vereadores que resultou na cassação do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (Republicanos). O trabalho, que iniciou na manhã de sexta-feira (20), foi extenso devido a uma estratégia da defesa, a leitura dos oito volumes que fizeram parte do processo.
No total eram 3.969 páginas. Porém, aos poucos o tamanho da leitura foi reduzindo. As partes suprimidas eram, em sua maioria, cópias de documentos. Mesmo assim, a extensão do trabalho foi considerável. Os vereadores se revezavam o tempo todo na leitura.
Pela manhã deste domingo (22) iniciou a parte final do julgamento. Com a conclusão do pronunciamento, os vereadores se revezaram para discursarem até 15 minutos. Entretanto, nem todos fizeram uso do tempo. Ao final, a defesa ainda tinha duas horas para apresentar a última argumentação. Porém, os dois advogados também não usaram o espaço máximo.
Na sequência, por volta das 11h30, começou a votação da primeira, das três de denúncias, que o relatório da Comissão Processante apontou como procedentes. Além de uma, julgada improcedente. Em cerca de 10 minutos o resultado foi sacramentado, 18 votos pelo afastamento, quatro contrários e a abstenção do presidente da Câmara, Flávio Cassina. Faltava pouco para 12h10, quando o comandante do Legislativo comunicou o afastamento do prefeito.
Os advogados de Daniel Guerra, Cássia Kuhn e Vinícius de Figueiredo, foram embora da Câmara de Vereadores logo após a primeira votação.
(Ouça a matéria abaixo do título)
Comentários