Confira como será a transição de governo com a cassação do mandato do prefeito Daniel Guerra
Novo governo deve ser eleito pela Câmara de Vereadores
Com a cassação do mandato do prefeito Daniel Guerra que foi aprovada por maioria dos vereadores durante sessão do julgamento do impeachment, que encerrou neste domingo (22), o cargo de chefe do Executivo de Caxias do Sul ficou vago. Confira o passo a passo de como será a transição:
- A partir de agora, será encaminhada a publicação do decreto legislativo 414/A, de 22 de dezembro de 2019. O documento está assinado pelos membros da Mesa Diretora da Câmara e decreta a cassação de Guerra.
- Em seguida, o presidente da Câmara de Vereadores Flávio Cassina (PTB) assumirá o Executivo como prefeito em exercício, enquanto a vereadora Paula Ioris (PSDB), vice-presidente da Casa, ocupará a Presidência do Legislativo.
- Em 30 dias, conforme a Lei Orgânica do Município, deverá ser convocada eleição indireta para escolher o prefeito e o vice-prefeito, que concluirão o atual período da Administração Municipal, até 31 de dezembro de 2020.
- Qualquer pessoa pode concorrer à prefeitura desde que tenha idade mínima de 18 anos, domicílio eleitoral em Caxias, seja alfabetizado e filiado a um partido e esteja no pleno gozo dos direitos políticos.
- Circula nos bastidores que a chapa que deve assumir a prefeitura até o final do ano será composta por Flávio Cassina (PTB) como prefeito e Elói Frizzo (PSB) como vice-prefeito, mas, não há nada concreto.
Comentários