Presidente da FAS presta esclarecimentos sobre atendimento aos moradores de rua na Câmara de Vereadores
Baixar ÁudioEla foi convocada pelo Legislativo após não comparecer à audiência pública sobre o tema
A presidente da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul, Rosana Santini Menegotto, compareceu à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (21) para prestar esclarecimentos sobre as ações realizadas pelo poder público em relação às pessoas em situação de rua. Ela foi convocada pela Casa Legislativa após não comparecer à audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, no dia 24 de abril, para debater o tema. Esse foi o principal questionamento do vereador Rodrigo Beltrão (PT), que foi um dos autores do requerimento de convocação da presidente da FAS.
Em resposta Rosana afirmou que nenhum representante da FAS compareceu à reunião devido à indisponibilidade de agenda dos dela e dos servidores naquele dia. Ela também afirmou que tentou negociar outra data para a reunião, mas que a Casa não deu resposta.
Rosana também respondeu durante a sessão os questionamentos dos demais vereadores a respeito de como a Fundação de Assistência Social faz a abordagem aos moradores de rua e quais atendimentos são disponibilizados para esse público.
Segundo Rosana, a atual administração incrementou a equipe da FAS com mais sete servidores e com investimentos de R$ 16 milhões, entre 2016 e 2019, que foram destinados a três novos serviços de acolhimento da criança e do adolescente e na rede básica de assistência social. Ela também afirmou que o aumento do número de funcionários possibilitou que o horário de atendimento aos moradores de rua fosse ampliado em 5h.
Outro aspecto levantado por Rosana foi a questão da saúde da população em situação de rua. Segundo ela, os principais motivos que levam as pessoas à essa situação são o uso de drogas, a falta de moradias e também o desemprego. Rosana também explicou que a FAS tem uma comunicação direta com a área da saúde para prestar atendimento aos moradores de rua quando necessário.
Durante sua fala, ela ainda mencionou a importância da parceria com a Mitra Diocesana Para a realização da Hospedagem Solidária, um projeto que iniciou no ano passado, e que acolhe os moradores de rua durante os meses de inverno.
Após os esclarecimentos, os vereadores se mostraram satisfeitos com as explicações de Rosana, porém todos lamentaram a necessidade da convocação da presidente da FAS e a falta de diálogo da administração municipal com a Casa Legislativa.
Ouça a notícia completa no link abaixo da foto.
Comentários