Secretária do Turismo enfatiza que decisão de inserir Caxias do Sul na Região das Hortênsias é irreversível
Baixar ÁudioRenata Carraro prestou esclarecimentos sobre o assunto na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira
Foto: Divulgação
A discussão sobre a mudança do município de Caxias do Sul de região turística ainda está longe de se esgotar. Nesta terça-feira (20), a secretária de Turismo, Renata Carraro, prestou esclarecimentos na Câmara de Vereadores sobre a decisão da pasta de retirar Caxias da Região da Uva e Vinho e ingressar na Região das Hortênsias. Renata foi convocada pelos parlamentares por meio de requerimento aprovado na sessão do dia 08 de agosto.
Em seu tempo regimental de 20 minutos, a secretária afirmou que a atual administração trabalha com foco no desenvolvimento regional do turismo, com ênfase na Serra Gaúcha. Ela ainda justificou a decisão da pasta com base na proximidade geográfica com os municípios pertencentes às Hortênsias e disse que, a região turística é apenas uma organização que não interfere na cultura de cada cidade. “A simples alteração de região turística não compromete a identidade histórico-cultural da cidade. Essa aproximação [entre Caxias e Região das Hortênsias] é muito natural, só não vê quem não quer”.
Renata também argumentou que essa estratégia da Prefeitura é uma forma de inovar o turismo na cidade para atrair visitantes e investidores. “No Turismo, muitas vezes, devemos pensar fora da caixa. Fazer mais do mesmo não vai nos levar a lugar nenhum. Precisamos pensar em inovação, atrair investidores, captação de empreendimentos e atrativos que motivem as pessoas a visitarem Caxias e buscarem alguma experiência nova aqui”, salientou.
A titular da pasta do Turismo ainda afirmou que Caxias já não participa efetivamente da Região Uva e Vinho desde 2011, quando o então secretário do Turismo, Jaison Barbosa, abriu um processo para repasse de recursos para a Associação de Turismo da Serra Nordeste (AtuaSerra) e que não foi aprovado por falta de prestação de contas de repasses anteriores.
O vereador Gustavo Toigo (PDT), um dos proponentes da convocação de Renata, afirmou que a abordagem da secretária foi meramente técnica, sem levar em conta os aspectos históricos e culturais dos municípios. “A Secretaria de Turismo observou somente a abordagem técnica, citando somente a questão geográfica. Mas, não observou coisas importantes que fala a Portaria do Ministério do Turismo que é a identidade histórica, que é a cultura e que é a economia. Ou seja, pensar grande é o que vocês não fizeram. A administração Guerra simplesmente decidiu sozinha essa administração”.
Ele ainda fez questionamentos à secretária sobre as articulações com o Conselho Municipal do Turismo, com entidades de Caxias e com os próprios municípios da Região das Hortênsias sobre a mudança. No que a secretária respondeu: “Os encaminhamentos já foram realizados, então hoje podemos dizer que estamos oficialmente na Região [das Hortênsias] e que temos o apoio sim dos municípios a que iremos pertencer”.
Os demais vereadores presentes também fizeram seus questionamentos, mas o que chamou a atenção dos parlamentares foi a fala de Renata de que Caxias já estaria na Região das Hortênsias. Questionada pela imprensa sobre a declaração Renata ponderou que ainda aguarda a decisão oficial do Ministério do Turismo.
Após todas as manifestações o presidente da Câmara, Flávio Cassina (PTB), solicitou que haja uma comunicação mais transparente entre a prefeitura e o Legislativo. ”Situações como essa seriam absolutamente desnecessárias se houvesse mais comunicação. Então peço a gentileza de que pense essa comunicação mais fácil e mais rápida com a Câmara e com os próprios vereadores”, enfatizou.
Ouça no link acima da foto.
Comentários