Vereadora reivindica a preservação da antiga Estação Férrea do Desvio Rizzo
Baixar ÁudioA parlamentar também expôs durante a sessão na Câmara pedidos de moradores e cobrou respostas da prefeitura
A vereadora Gladis Frizzo (MDB) denunciou na tribuna durante a sessão desta quarta-feira (19) o descaso da Administração Municipal de Caxias do Sul com a saúde, com o patrimônio e áreas públicas.
A parlamentar exibiu durante a sessão um vídeo que mostra o abandono da antiga Estação Férrea, localizada no bairro Desvio Rizzo. Segundo Gladis, os moradores dos arredores do local reclamam da sujeira, das frequentes queimadas de lixo e da circulação de usuários de drogas pelo espaço. Ela também afirmou que existe um contrato entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Município de Caxias do Sul que foi assinado em 2011 e que prevê a manutenção do patrimônio da cidade.
Em aparte o vereador Felipe Gremelmaier (MDB) relembrou o momento em que foi assinado o contrato para a preservação da área e cobrou mais responsabilidade do Município. Já Renato Nunes (PR), que compõe a base do governo da Câmara, afirmou que a depredação desses locais sempre volta a acontecer mesmo com a intervenção do Município.
Para o vereador Alberto Meneguzzi (PSB), o mais grave no relato da vereadora Gladis não foi a falta de preservação do patrimônio histórico, mas sim a falta de resposta de alguém do Executivo.
Durante sua manifestação na tribuna, Gladis Frizzo ainda trouxe mais dois relatos de moradores: um sobre acúmulo de água em terreno baldio e outro sobre a espera de mais de 12 horas para uma consulta na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte. Conforme a parlamentar, só neste ano mais de 104 pedidos de moradores foram encaminhados à prefeitura, porém não houve nenhum retorno por parte do prefeito e do Executivo.
Ouça as manifestações dos vereadores no link acima da foto.
Comentários