Situação das escolas de Caxias do Sul é motivo de debate entre vereadores do PT e PMDB
Alunos promovem acampamentos em apoio à greve do magistério
O assunto sobre os investimentos do governo estadual na educação veio à tona por meio de discurso do vereador Rodrigo Beltrão. Na sessão desta quinta-feira (19) o petista demonstrou apoio à greve dos professores e citou problemas enfrentados pela comunidade escolar. Muitas instituições de ensino de Caxias do Sul aderiram à paralisação, inclusive com acampamento nas salas de aulas, assim como na escola Apolinário Alves dos Santos.
‘O estado tem repassado R$ 0,33 para merenda escolar por aluno. Se um dia todos os alunos resolverem comer não terá comida para todos. Sem falar da infestação de ratos. Não é porque a cidade é o berço político do governador Sartori, e há vários partidos aqui na Casa que apoiam o governador, que vamos nos omitir!’, disse. (Acompanhe em áudio)
O vereador Adelino Teles (PMDB), citou o cenário da política nacional para rebater o discurso de Beltrão. ‘Vocês estão no papel de fazer oposição porque administrar é um fracasso. Vimos o que aconteceu com a roubalheira que fizeram no país!’, afirmou. (Acompanhe em áudio). Beltrão questionou ações na educação nos últimos anos citando escolas inauguradas nos governos Tarso Genro e Olívio Dutra, ambos do PT.
No entanto, para Felipe Gremelmaier (PMDB) o governo Tarso é exemplo de descaso com a educação. ‘Sugiro que (a comissão de educação) convide a coordenadora da 4ª CRE para fazer um relato de como recebeu a coordenadoria’, ressaltou.
Comentários