Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vereador Meneguzzi entrega denúncia de comércio ilegal de óculos ao Sindilojas

por Ivan Sgarabotto

Optometristas ligados a óticas estariam visitando associações de moradores para oferecer exames e emitir receita das lentes

Foto: Franciele Masochi Lorenzett

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) irá se reunir com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), Sadi Donazzolo, na manhã desta segunda-feira, 18 de setembro, para entregar a denúncia da ocorrência de venda irregular de óculos no município.

O parlamentar recebeu diversas denúncias de que optometristas, isto é, profissionais técnicos dos laboratórios de lentes, ligados a óticas estariam fazendo contato com os presidentes das associações de moradores, oferecendo um trabalho gratuito de exames oculares.

Ao chegar nos locais, de acordo com as denúncias, os envolvidos emitem indevidamente a receita das lentes, indicam suas empresas e até carregam armações e máquinas de cartões de crédito/débito para procederem com as vendas. Na semana do feriado da Independência, houve caso no loteamento Marianinha. Há algum tempo, ocorreu situação semelhante no bairro São Victor Cohab.

“Já entreguei a denúncia, que é caso de saúde pública, à Secretaria Municipal da Saúde, ao Procon e ao Ministério Público, aos quais pedi a fiscalização e punição, além da orientação das lideranças comunitárias que tal ação é criminosa, uma vez que somente o oftalmologista pode receitar óculos. Agora, vou levar ao Sindilojas por acreditar que a medida favorece o comércio desleal. Os indícios recebidos dão conta de pessoas que adquiriram óculos e tiveram lesões de visão, seja porque não precisavam do acessório ou o grau das lentes era diferente do receitado. O optometrista é um técnico e não pode receitar óculos para pacientes, de acordo com a Lei”, comenta Meneguzzi.

Em alguns dos bairros, as óticas, em parceria com a Associação de Moradores, promovem confraternizações e, na parte da tarde, realizam os exames e as prescrições. Com a intenção de fiscalizar, investigar e punir os responsáveis pelo crime, que atenta contra a saúde humana, o parlamentar fez a denúncia junto aos órgãos competentes, bem como à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais