Moção do Legislativo caxiense apoia a independência da União das Associações de Bairros
Maioria do plenário se opôs à tentativa da Prefeitura, de retomar a sede da UAB
A independência e o reconhecimento ao trabalho comunitário, apartidário e democrático da União das Associações de Bairros (UAB) receberam a moção de apoio 21/2017 da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta quinta-feira, 17, por maioria (20 X 2), o plenário aprovou o texto. Assinado por 19 vereadores, o documento também se opõe à tentativa da Prefeitura, de retomar a sede da UAB. Cópias da moção serão enviadas a diversas autoridades.
A UAB, hoje, está situada junto à Rua Luís Antunes, 80, no Bairro Panazzolo, onde ficava a antiga Catina Antunes. Conforme a moção, a cedência do espaço, pelo governo federal, deu-se pelo decreto 7.235, de 1991. Atenta que a área também abrange um parquinho e o prédio do Fórum. Informa que a UAB congrega 227 associações de moradores de bairros (AMOB).
No debate desta quinta-feira, o vereador Rafael Bueno/PDT lembrou que, aos 17 anos, assumiu como presidente da AMOB Boa Vista-Cristo Redentor e que chegou a coordenar a região Centro. Destacou que, no prédio da UAB, acontecem reuniões, cursos de informática, aulas de ginástica, eventos beneficentes, entre outras ações comunitárias. Segundo ele, em oito meses, a Prefeitura não se fez presente aos encontros da UAB.
Em seguida, o vereador Elói Frizzo/PSB ressaltou que aquela área é uma conquista do movimento, que também se notabiliza por escolher as próprias diretorias a partir de eleições diretas. Para o vereador Kiko Girardi/PSD, ao anunciar que centros comunitários poderiam abrigar outros serviços públicos, a Prefeitura estaria tentando colocar os moradores em contradição, em relação aos objetivos das AMOB.
Assinaram a moção 21/2017 os vereadores Rafael Bueno/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Clair (Kiko) Girardi/PSD, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Elói Frizzo/PSB, Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD, Paula Ioris/PSDB, Paulo Perico/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Rodrigo Beltrão/PT e Velocino Uez/PDT.
Comentários