Vereadores conhecem o 'Projeto Hora' do Juizado da Violência Doméstica de Caxias do Sul
Membros da Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, Denise Pessôa, Daniel Guerra e Washington Cerqueira foram recebidos pelo juiz Emerson Kaminski
Vereadores da Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra a Mulher (FPPFVCM) conheceram nesta segunda-feira, 17, o trabalho do Juizado da Violência Doméstica de Caxias do Sul e, especialmente, o “Projeto Hora”. A presidente do grupo, vereadora Denise Pessôa/PT, e os parlamentares Daniel Guerra/PRB e Washington Cerqueira/PDT foram recebidos pelo coordenador do juizado que funciona no Fórum caxiense, o juiz Emerson Kaminski, e por sua equipe.
O Juizado da Violência Doméstica começou a atuar na cidade em 27 de novembro de 2014. Segundo a vereadora Denise, a visita ao órgão teve como propósitos conferir o andamento das atividades e colocar o grupo à disposição do judiciário no que se refere a ações de proteção e informação à mulher. O juiz Kaminski explicou que a estrutura do juizado ainda é pequena, entretanto, os servidores têm se mobilizado para atender o mais rápido possível os processos envolvendo violência ao público feminino.
O coordenador elogiou o empenho de toda a Rede de Proteção à Mulher na cidade. Segundo ele, os casos de agressão são registrados na Polícia e remetidos ao Juizado. Tudo que é relacionado à mulher segue para a Rede de Proteção. Já os homens também são intimados para participarem de uma iniciativa que vem gerando bons resultados: o Projeto Hora (Homens: Orientação, Reflexão e Atendimento).
Esse projeto é voltado a homens que agrediram mulheres e procura conscientizá-los para que nunca mais voltem a cometer violência de gênero. Psicóloga judiciária e coordenadora do projeto, Maria Elaene Tubino informa que a proposta se desenvolve em sete encontros e segue uma linha cognitiva comportamental.
Psicóloga voluntária no projeto, Nadaby Pites relata que também é feito um acompanhamento. Após 60 ou 90 dias, a equipe entra em contato com os homens participantes para uma reavaliação tanto em relação à própria pessoa quanto ao projeto.
De acordo com Kaminski, o Hora vem proporcionando bons resultados. Até agora, dos 254 homens que compareceram, 102 concluíram o projeto, 106 desistiram e 46 continuam. Também houve o encaminhamento de 12 deles à Justiça Terapêutica, para assistência à saúde por causa de uso de drogas e álcool, entre outros.
Kaminski propôs aos parlamentares um encontro envolvendo representantes do Legislativo e do Executivo para pensar conjuntamente atividades que reforcem essa consciência nas escolas e que propaguem as ações do juizado.
Os vereadores que acompanharam a visita ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido. O parlamentar Daniel Guerra/PRB sugeriu ao juizado que envie informações para serem divulgadas por meio da TV Câmara Caxias. E o parlamentar Washington Stecanela Cerqueira/PDT comentou a relevância de, cada vez mais, informar a sociedade sobre os cuidados e as ações de proteção disponíveis no âmbito público.
Além de Denise (presidente), Washington e Guerra, integra atualmente a FPPFVCM o vereador Rafael Bueno/PCdoB. Na visita desta segunda-feira, o grupo contou, ainda, com a presença do assessor parlamentar Cristiano Cardoso e, de parte do Juizado, das estagiárias Márcia Knob (Psicologia) e Jordana Martins (Direito).
Comentários