Vereadores aprovam requerimentos que solicitam informações ao Executivo sobre o reajuste de tarifas do Samae e sobre a fiscalização da Visate
Requerimentos são de autoria dos vereadores Edio Elói Frizzo (PSB) e Alberto Meneguzzi (PRB), respectivamente
Foram aprovados na terceira sessão representativa do ano da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, realizada na manhã desta terça-feira (17), os três requerimentos propostos. O primeiro solicita informações ao prefeito Daniel Guerra (PRB) sobre o reajuste de tarifas do Samae, proposto pelo vereador Edio Elói Frizzo (PSB), já o segundo, de autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), solicita informações ao Executivo e à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade sobre a fiscalização da Visate.
No início do mês de janeiro, a tarifa de água de Caxias do Sul sofreu rejuste de 6,45%. O índice é menor do que os 8,11% aprovado pelo ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). O prefeito Daniel Guerra derrubou o aumento assinado por Alceu e fixou o reajuste abaixo da inflação. A medida gerou críticas do Poder Legislativo, principalmente do autor do requerimento que pede explicações, vereador Edio Elói Frizzo, ex-presidente do Samae. Segundo ele, será feito o pedido de cópias dos documentos de estudos econômicos e financeiros que determinaram a publicação do decreto de reajuste de 8,11% e também dos estudos que determinaram a redução para os 6,45%. De acordo com o vereador, com os documentos em mãos, deve-se comprovar se o embasamento foi técnico, caso contrário, implicará em renúncia de receitas e coloca em risco a estrutura física e de serviços que o Samae presta à sociedade.
Outro assunto abordado na sessão e aprovado foi o requerimento do vereador Alberto Meneguzzi, que solicita informações a fiscalização do transporte coletivo. Segundo o vereador, o tema foi proposto após denúncias do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, que relataram haver ônibus com número maior do que o permitido por lei, circulando sem operador de sistema. O vereador afirmou que, de acordo com o sindicato, 120 ônibus estariam circulando em Caxias sem o operador de sistema, alguns, inclusive, seriam ônibus convencionais, o que não é perimitido por lei, já que apenas os ônibus menores, os chamados “Midibus” são permitidos.
Os dois requerimentos foram aprovados por unanimidade. O líder do governo na Câmara, vereador Francisco Guerra (PRB) votou favorável em ambos os requerimentos.
O terceiro requerimento aprovado, solicita informações ao Executivo com relação às mudanças no SIM Caxias, de autoria do vereador Rafael Bueno (PDT). (ouça no áudio da matéria)
Comentários