Vereador afirma que UBS Cristo Redentor poderá ser inaugurada no próximo mês
Baixar ÁudioMas parlamentar revela preocupação com a dificuldade de contratação de médicos
O vereador Rafael Bueno (PDT) falou durante a sessão plenária desta terça-feira (16) sobre sua visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Redentor, que está em fase de instalação dos móveis. Conforme o parlamentar, a previsão é de que a unidade seja inaugurada até o final do mês de maio, depois de ficar com as portas fechadas por dois anos e três meses, desde a conclusão das obras. Rafael também comentou que a construção da UBS foi uma conquista da comunidade.
Mas, o vereador ressaltou que um dos principais impedimentos para a abertura da unidade é a falta de médicos na rede básica de Saúde de Caxias do Sul. Ele também demonstrou preocupação com a possibilidade de que o manejo dos profissionais deixe outras unidades desassistidas.
Vistoria do Cremers
Bueno, que integra a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara Municipal, também falou sobre a reunião que ocorre na tarde desta terça-feira com os integrantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). Segundo ele, serão discutidos os relatórios de vistoria que o Conselho executou na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte e em Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da cidade.
O vereador afirmou também que, na oportunidade, será formalizada uma denúncia sobre médicos do Município que estão atuando de forma irregular na Unidade de Pronto Atendimento 24H (UPA 24H), que é gerida por uma empresa terceirizada.
Busca de recursos
O parlamentar também revelou à reportagem da Tua Rádio São Francisco que na terça e quarta-feira (23 e 24/04) da próxima semana, integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, juntamente com o diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, irão até Brasília para uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Eles também irão se encontrar com os parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional. O objetivo é buscar os R$ 10 milhões que faltam para a conclusão das obras de ampliação no Hospital Geral e emendas parlamentares para o custeio da saúde no município.
(Ouça a notícia no link abaixo da foto)
Comentários