Vereadores de Caxias irão tratar do campus da UFRGS com novo presidente da Amesne
Encontro está marcado para 2 de junho; Prefeito Xavier teria mudado de ideia na defesa da área de Farroupilha
Foto: Luiz Carlos Erbes/Arquivo Câmara
O prefeito de Carlos Barbosa e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Fernando Xavier da Silva (PDT), tem gerado controvérsias com suas declarações. Segundo o presidente da comissão especial que trata do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra, vereador Rafael Bueno (PCdoB), Xavier teria apoiado o terreno entre Caxias do Sul e Farroupilha em conversas iniciais, mas, depois, o prefeito declarou apoio ao município de Garibaldi em entrevistas concedidas após a posse como presidente da Amesne.
Nesta quinta-feira (14), chegou na Câmara de Vereadores de Caxias a moção aprovada pelos vereadores de Carlos Barbosa. Os parlamentares também decidiram apoiar Garibaldi para sediar o campus da Universidade Federal. Para esclarecer o assunto, a comissão de Caxias agendou encontro com Xavier para 2 de junho, no gabinete do prefeito.
“Fico contente que vereadores de outros municípios, depois de a Câmara de Caxias ter começado a luta em 2008, tenham começado a falar sobre o tema. E me causa estranheza ele (o prefeito) já ter se mostrado favorável (ao terreno de Farroupilha). Quero ver novamente a posição dele!”, disse.
Bueno afirma que a área de Linha Palmeiro é a mais avançada nos trâmites internos da reitoria. Bueno considera, ainda, que a Amesne teria que dialogar com os municípios, mas não consegue. Desta forma, o agendamento de reuniões com o reitor está sofrendo prejuízos. "Não estão abrindo espaço depois do teatro que a Amesne proporcionou", disse. (Acompanhe trechos da entrevista em áudio)
Comentários