Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprova moção de contrariedade ao corte de recursos para o Instituto Federal
Baixar ÁudioO documento será entregue para várias instâncias do governo estadual e federal
Os vereadores caxienses aprovaram por unanimidade, durante a sessão plenária desta terça-feira (14) a moção de repúdio ao corte orçamentário na ordem de 30% realizado pelo Ministério da Educação ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Na ocasião, estavam presentes alunos, professores e funcionários do Instituto Federal de Caxias do Sul, que lotaram o plenário da Casa Legislativa em apoio à moção.
No documento constam os principais prejuízos que o contingenciamento dos recursos irá trazer para os IFRSs. No campus de Caxias do Sul, o corte será de R$ 1,2 milhões aos mais de R$ 3 milhões que estavam previstos no orçamento da unidade para este ano.
A vereadora Denise Pessoa (PT) se manifestou na tribuna sobre o tema e chamou a atenção para a Manifestação em defesa da educação que vai ocorrer nesta quarta-feira em todo o Brasil.
Os demais parlamentares também se manifestaram contra a conduta do Governo Federal, em contingenciar os recursos das universidades e institutos federais, e apoiaram a moção.
Agora o documento com o posicionamento do Legislativo Caxiense será encaminhado IFRS, às universidades federais do estado, ao presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara, ao governador Eduardo leite, ao secretário estadual da Educação, Faisal Karam, à bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni e ao presidente da República Jair Bolsonaro.
Comentários