Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Câmara derruba veto ao projeto de lei que cria regras para instituições de acolhimento ao idoso

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O texto sugerido pela Comissão do Idoso foi considerado com vício de iniciativa pelo Executivo, porém, plenário entendeu que merece virar lei por seu mérito

Foto: Divulgação / Gabriela Bento Alves

O veto ao projeto de lei que normatiza o funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) foi derrubado pelos vereadores caxienses na sessão desta quinta-feira (13). O texto sugerido pela Comissão do Idoso, ainda em 2018, tem como objetivo determinar que as casas geriátricas e demais instituições que se destinem a abrigar idosos se adaptem as legislações federal, estadual e municipal para garantir os direitos dessa população. Porém a proposta foi considerada inconstitucional por criar atribuições e despesas ao Executivo e foi vetada pelo Prefeito Daniel Guerra.

Segundo a vereadora Gladis Frizzo (MDB), que integra a Comissão do Idoso, a proposta não geraria nenhum ônus para o Município já que sua finalidade é definir regras para os estabelecimentos que acolhem os idosos.

O presidente da Comissão, vereador Felipe Guemelmaier (MDB), criticou o prefeito pelo veto e pela falta de diálogo com o Legislativo.

O projeto de lei também prevê, entre outras coisas, que as casas de acolhimento dos idosos fiquem responsáveis por atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer ao público que atende. Também define as atribuições com a saúde, além da garantia de alimentação, higiene e atendimento adequado. Além disso, o texto estabelece algumas regras administrativas dessas instituições e as sanções caso seja descumprida a lei e violados os direitos dos idosos.

O veto foi derrubado pela maioria dos vereadores. Agora o texto retorna à prefeitura que opta por acolher ou não a decisão do Legislativo. Caso seja rejeitada, a matéria será promulgada pelo presidente da Câmara, Flávio Cassina (PTB). Esse é o segundo veto do prefeito Daniel Guerra que é revertido pelos vereadores nessa semana. Na terça-feira os parlamentares também derrubaram o veto do projeto de lei do vereador Edson da Rosa que prevê a publicação eletrônica da lista de pacientes que estão na espera por procedimentos no SUS.

Ouça no link abaixo da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais