Senado vota abertura de processo de impeachment de Dilma Rousseff
Professor de Direito Constitucional da UCS comenta sobre o parecer de pedido de afastamento da presidente
O professor de Direito Constitucional da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Wilson Stein Metz participou do programa ‘Conectado’, da Rádio são Francisco, na manhã desta quarta-feira. Em entrevista concedida para o jornalista Evandro Fontana, o professor falou sobre a abertura do processo de impeachment da Dilma Rousseff. (Acompanhe, em áudio)
Nesta quarta-feira, o senado analisa o parecer de pedido de afastamento da presidente por crime de responsabilidade. Conforme Metz, o rito de impeachment de Dilma que foi aprovado pelo Supremo Tribunal federal, é muito parecido com o de Fernando Collor em 1992. "A responsabilidade para processar e julgar a presidente da república por crime de responsabilidade é do congresso nacional".
Segundo o professor, com a aprovação do relatório da comissão especial, a partir deste momento estará instaurado o processo de impeachment com o direito de ampla defesa da presidência da república. "O Supremo no máximo vai zelar pelo devido processo legal, ou seja, ele só vai interferir se for constatado, que não se observou algum rito ou regra de procedimento".
Confira a entrevista na íntegra em áudio.
Comentários