Legislativo aprova proposta que fomenta a economia criativa em Caxias do Sul
Baixar ÁudioProjeto foi votado nesta terça-feira (10/12)
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou em segundo turno, nesta terça-feira (10/12), o projeto de lei que incentivam planos e ações para a economia criativa da cidade. A matéria tem assinatura da parlamentar Gládis Frizzo (MDB) e de mais 14 vereadores.
Na exposição de motivos é justificado que a proposta auxiliará no crescimento socioeconômico do município, fomentando a inovação, o aumento de empregos e a competitividade no mercado de trabalho, já que explora diversos conhecimentos. O texto ainda apresenta que a sustentabilidade, a inclusão e a inovação são os fatores principais para o desenvolvimento cultural e local e de uma economia cooperativa e solidária.
A vereadora Gládis Frizzo ainda complementa a importância do projeto. Segundo ela, Caxias do Sul possui feiras de inovação por meio de ações nas escolas e que necessitam de incentivo do poder público.
A matéria instituída como emenda na Lei Orgânica do Município prevê que a Prefeitura caxiense realize atividades para o fomento da economia criativa, por meio de programas e projetos públicos e com apoio de setores da área. A ideia é formar novos profissionais e oportunizar ideias de negócio, o que fortaleceria os pequenos empreendedores locais. Frizzo comenta que há diversas pessoas que desejam externar sua inventividade, porém barram em aspectos econômicos. Com a matéria, o Executivo municipal poderá buscar verbas federais a fim de promover eventos nesse sentido.
Agora, o texto segue para a promulgação do presidente do Legislativo, Flávio Cassina (PTB).
(Ouça a entrevista no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).
Comentários