Vereador reclama de lentidão na entrega do projeto para reformar o quartel de Bombeiros da Zona Norte, em Caxias
Baixar ÁudioAdministração municipal é a responsável pelo planejamento da obra
A demora na entrega do projeto para reformar o quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Norte gerou reclamações esta semana na Câmara de Vereadores, em Caxias do Sul. O planejamento está sob responsabilidade da administração municipal. O vereador Zé Dambrós (PSB) cobrou a falta de agilidade da Prefeitura caxiense.
Ele afirma que foi realizada uma reunião esta semana, com líder do governo de Adiló Didomenico, o vereador Velocino Uez (PTB) e o deputado Carlos Búrigo (MDB), para verificar o andamento do projeto. Dambrós relata que se passaram 90 dias desde o acordo com o Governo do Estado e o planejamento está lento. Faltaria realizar alguns trabalhos para dar continuidade. O parlamentar lamenta a lentidão nas ações do governo municipal. É relatado que o próprio líder da administração concorda com a morosidade do processo.
O acordo entre Governo do Estado e Prefeitura foi realizado no mês de novembro do ano passado. A reabertura foi garantida pelo vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior. O Estado participaria com os equipamentos, veículos e efetivos necessários. Caberia ao Município e demais lideranças buscar os recursos para a reforma do prédio, com valor estimado em R$ 1,5 milhão. A verba para reforma deverá ter origem no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS (PISEG), permitindo que empresas privadas realizem as obras e abatam o valor investido no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago ao Estado.
O tema está nas mãos da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Procurada pela reportagem, a titular da pasta, Margarete Bender, coloca que a demora se dá pelo levantamento detalhado que a equipe realiza no momento. Ela diz que é um trabalho árduo, que seria mais fácil demolir o local e construir outro, mas o Município quer reaproveitar parte da estrutura. É dito que foi disponibilizada uma arquiteta para catalogar o que seria ou não reutilizável na infraestrutura do quartel. Em janeiro, ela entrou de férias e outra a substituiu nesse período.
Estava prevista a votação do requerimento para reativar a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, que teve sua vigência encerrada no dia 02 de fevereiro. Entretanto o próprio Zé Dambrós pediu adiamento de 15 dias na votação, e pediu ao prefeito Adiló que o projeto da reforma seja concluído neste período.
A pasta de Planejamento tem a expectativa de concluir o trabalho no final deste mês. Posteriormente, o objetivo é abrir um processo licitatório para escolher a empresa responsável pela reforma do espaço.
Comentários