Caxias do Sul oficializa ingresso na Região Metropolitana da Serra Gaúcha
Ato ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), no Salão Nobre da prefeitura
A Região Metropolitana da Serra Gaúcha está a poucos passos de ser efetivada. Na manhã desta sexta-feira (10) mais uma etapa importante se concretizou com a oficialização do ingresso de Caxias do Sul na região.
A partir de agora, será realizada uma reunião com todos os municípios que compõe a região para definir as funções públicas de interesse comum (FPICs), que vão nortear a governança do bloco. Depois, também será eleito um comitê que ficará responsável por determinadas funções dentro da Região Metropolitana e o plano de gestão será encaminhado para o aval na Assembleia Legislativa do estado.
A Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi instituída por meio de uma lei estadual como explica o Secretário Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles: “O primeiro passo começou em 2013 com a lei estadual criando a Região Metropolitana da Serra. Após isso, em 2018, foi agregado o município de Nova Roma do Sul e no início de 2019 começamos reuniões para fazer a consolidação da Região Metropolitana aí precisávamos da adesão e autorização legislativa dos 14 municípios que compõe a região. Aí faltava Caxias do Sul, que é o maior município da região e tem uma importância tanto para a Serra quanto para o estado do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Meirelles também explica que com a constituição da Região Metropolitana será possível buscar outras formas de investimento e recursos: “Tanto linhas de créditos internacionais, financiamentos ou até programas federais e estaduais, existe uma diferença de valor destinado ao interior do estado e o destinado para regiões metropolitanas”.
O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), que sancionou a lei que autorizou o ingresso do município na região, elencou quais serão as prioridades tratadas com as outras cidades que compõe o bloco: “Tudo é prioridade porque nós não podemos mais discutir assuntos de forma isolada. Nós vamos ter que trabalhar conjuntamente em vários assuntos, tais como: o lixo, a água, o resgate do trem regional e, neste momento para consolidar a infraestrutura da Serra, o Aeroporto Regional de Vila Oliva”.
O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e também prefeito de bento Gonçalves, Guilherme Pasin, destacou a importância da unificação dos municípios para concretizar os projetos: “Esse era o momento que nós estávamos aguardando como região, porque Caxias do Sul é o mais importante da nossa Região, pelo que representa pelo tamanho que tem e pelas possibilidades reais que passa a dar para esse nosso projeto”.
Já o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), que foi um dos autores do Projeto de Lei que permitiu o ingresso de Caxias na Região Metropolitana, junto com o vereador Gustavo Toigo (PDT), destacou a luta para se chegar até o resultado: “Foram três anos de muito debate, de explicação e de mostrar para as pessoas a importância do ingresso de Caxias do Sul na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, da importância de Caxias do Sul assumir sua posição como principal cidade. A partir desse momento, o governo do Estado vai organizar esse sistema de governança, possibilitando que todos os municípios da região possam trabalhar de forma integrada”.
Além de Caxias do Sul, também integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha as cidades: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Teresa, Nova Roma do Sul.
Comentários