Câmara aprova requerimento que reinstala a Comissão Temporária de Anexação de Cazuza Ferreira e Juá à Caxias
Maioria dos moradores dos dois distritos lutam anos pelo desmembramento de São Francisco de Paula
Foto: Nilton Santos/Agência de Notícias ALRS
Na segunda sessão representativa de 2017, realizada da manhã desta terça-feira (10), a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou o requerimento apresentado pelo vereador Ricardo Daneluz (PDT), que reinstala a Comissão Temporária de Anexação dos distritos de Cazuza Ferreira e Juá ao município de Caxias do Sul. Atualmente, os dois distritos pertencem ao município de São Francisco de Paula. De acordo com Daneluz, a anexação dos dois distritos à Caxias do Sul é de grande importância devido aos diversos benefícios que Caxias pode ter com os recursos oriundos das duas localidades. Ele destaca que em Cazuza Ferreira já existem três Pequenas Centrais Hideletricas (PCH’s), já em funcionamento, e o projeto de construção de outras sete usinas de pequeno porte. Além disso, segundo Daneluz, outro benefício é a agricultura e pecuária dos dois distritos, que estão em constante crescimento. O vereador também ressalta que Cazuza Ferreira e Juá também serão beneficiados com a possível anexação, pois ainda enfrentam problemas de infraestrutura.
Em abril de 2015, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) proibiu o desmembramento dos distritos de São Francisco de Paula. Por unanimidade, sete magistrados decidiram não realizar um plebiscito pela anexação. Frente a isso, Daneluz ressalta quais os passos que a Comissão vai dar a partir de agora. (ouça no áudio da matéria)
Na sessão representativa desta terça-feira, cinco vereadores não estavam ausentes. O requerimento que reinstala a Comissão Temporária de Anexação dos distritos de Cazuza Ferreira e Juá ao município de Caxias foi o segundo apresentado no dia. Antes, também havia sido aprovado, por unanimidade, o requerimento à reinstalação da Comissão Temporária Especial de Regularização Fundiária, de autoria do vereador Velocino Uez (PDT).
Comentários