Flávio Cassina e Elói Frizzo assumem Prefeitura de Caxias do Sul até o final do ano
A eleição indireta ocorreu nesta quinta-feira
A eleição indireta que ocorreu na manhã desta quinta-feira (09), na Casa da Cultura, confirmou Flávio Cassina (PTB) como prefeito de Caxias do Sul. Ele assume a chefia do Executivo até o final de 2020 ao lado de Edio Elói Frizzo (PSB) eleito como vice-prefeito. A chapa única foi eleita com 19 dos votos dos 23 vereadores. O processo da eleição indireta foi aberto após o Legislativo ter cassado o mandato do então prefeito Daniel Guerra (Republicanos) em 22 de dezembro do ano passado.
A forma de transição de governo está prevista na Lei Orgânica do Município, que prevê que, em caso de vacância de cargos de prefeito e vice-prefeito o Legislativo fica encarregado de promover uma eleição direta nos dois primeiros anos de mandato. Caso a vacância ocorra nos dois últimos anos de mandato a eleição do novo prefeito deve ocorrer de forma indireta. Esta segunda foi a regra que se aplicou, pois Daniel Guerra estaria ingressando no último ano de mandato.
Antes da votação, Frizzo e Cassina tiveram cinco minutos para defender a candidatura. Em entrevista coletiva, o prefeito eleito Flávio Cassina afirmou que, nos próximos dias, fará ajustes no secretariado municipal. “Agora nós temos que complementar o secretariado, com calma, acertando as peças no lugar correto. Nós vamos ter que fazer um trabalho de fôlego agora, aproveitando o servidor público o máximo que for possível”.
No espaço de defesa da candidatura, Frizzo admitiu que ele e Flávio Cassina não possuem um plano de governo, mas disse que esses três anos de discussões que envolveram a Câmara de Vereadores deram suporte para saber o que a cidade quer. Ele ainda falou sobre o primeiro ato do novo governo. “O primeiro ato oficial será a revogação do Decreto Nº 20.381 que proíbe as manifestações nos espaços públicos”. Frizzo também disse que vai voltar a chamar todos os Conselhos Municipais para auxiliarem na deliberação das questões referentes à cidade.
Cassina salientou que o governo irá colaborar com os empreendedores da região para promover o progresso econômico da cidade. Ele também disse que a idade mais avançada dele e de Frizzo não vai atrapalhar em questões que dizem respeito à inovação e mudanças.
A transferência do cargo de prefeito de Ricardo Daneluz (PDT), que estava exercendo a função interinamente, para Cassina ocorreu logo depois, no Salão Nobre do Centro Administrativo. Na ocasião também ocorreu a posse de Frizzo como vice-prefeito. Dessa forma, Daneluz retorna para a Câmara de Vereadores como presidente da Casa.
Confira como votou cada vereador na eleição indireta:
Adiló Didomênico (PTB) - Sim
Alberto Meneguzzi (PSB) – Sim
Alceu Thomé (PTB) – Sim
Arlindo Bandeira (PP) – Sim
Kiko Girardi (PSD) – Sim
Denise Pessôa (PT) – Não
Edi Carlos (PSB) – Sim
Edio Elói Frizzo (PSB) – Sim
Edson da Rosa (MDB) – Sim
Elisandro Fiuza (Republicanos) – Não
Felipe Gremelmaier (MDB) – Sim
Flávio Cassina (PTB) – Sim
Gladis Frizzo (MDB) – Sim
Gustavo Toigo (PDT) – Sim
Miguel Graziottin (PDT) – Sim
Paula Ioris (PSDB) – Sim
Rafael Bueno (PDT) – Sim
Renato Oliveira (PCdoB) – Sim
Rodrigo Beltrão (PT) – Sim
Tatiane Frizzo (SD) – Sim
Tibiriça Maineri (Republicanos) – Não
Velocino Uez (PDT) - Sim
Comentários