Estudantes participam do projeto Jovem Parlamentar 2017 em Caxias do Sul
Com 23 universitários, a sessão simulada do programa do Legislativo caxiense teve cinco horas e meia de duração
Os universitários do projeto Jovem Parlamentar 2017 mostraram desenvoltura em plenário durante a jornada que ocorreu nesta segunda-feira, 6, na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Uma sessão ordinária oficial dura geralmente no máximo três horas, mas com tantos debates e votações, os 23 estudantes de ensino médio fizeram uma sessão simulada que durou cinco horas e meia.
A sessão simulada foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, acompanhado na Mesa Diretora pelos parlamentares Edson da Rosa/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB e Adiló Didomenico/PTB. Também estiveram presentes Édio Elói Frizzo/PSB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Paula Ioris/PSDB, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Velocino Uez/PDT e Paulo Périco/PMDB.
Havia 29 alunos inscritos, um recorde desde a criação do projeto, mas três faltaram à assembleia. Felipe Gremelmaier destacou o grande número de participantes, avaliando que isso mostra que as instituições de ensino entenderam que o Jovem Parlamentar é uma oportunidade dos acadêmicos apresentarem projetos, defenderem e discutirem ideias.
Após iniciar as atividades, o presidente do Legislativo passou os trabalhos para a Mesa Diretora escolhida pelos universitários inscritos. Daniela Sandi da Cunha, estudante do curso de Matemática da UniCesumar, presidiu o encontro. Também integraram a Mesa: o 1º vice-presidente, Rafael Ruan Fioravanti, do Direito da UCS; o 2º vice, Bolívar Miguel Telles, também do Direito da UCS; a 1ª secretária, Aline Karen Cristina Canella, do Direito do Centro Universitário FSG; e o 2º secretário, Vinícius Ferla, também do Direito da FSG.
No Grande Expediente, cujos espaços foram definidos por sorteio no dia 27 de outubro, juntamente com a eleição da Mesa, se manifestaram Rafael de Almeida Padilha, do Direito da UCS, Ademir da Rosa, do curso Tecnólogo em Segurança do Trabalho da UniCesumar, e Gabriel Dall Agnol Debarba, de Relações Internacionais da FSG.
Rafael discursou sobre a importância de reduzir o movimento de veículos nas vias e melhorar a mobilidade. Gabriel defendeu que os municípios tenham mais autonomia na federação para cuidar de seus interesses. Ademir cobrou que agências de emprego que disponibilizam vagas em redes sociais deem retorno aos interessados.
Na ordem do dia, os jovens vereadores debateram e votaram sete indicações do Legislativo ao Executivo, dez projetos de lei, um projeto de lei complementar e cinco moções.
O objetivo é possibilitar aos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) a vivência do processo democrático e legislativo por meio da participação em uma Jornada Parlamentar (momento em que ocorre o exercício do mandato em plenário).
Comentários