Comissão protocola projeto que cria estacionamento para bicicletas, em Caxias
Objetivo é facilitar a utilização da modalidade de transporte
A Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, protocolou um Projeto de Lei Complementar que prevê a criação de vagas específicas para bicicletas em estacionamentos privados. Conforme a presidente da Comissão, vereadora Tatiane Frizzo (SD), o objetivo da matéria é atender uma das demandas dos ciclistas caxienses, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte: “A gente observa que hoje quando você utiliza a bicicleta para ir à área central, em bancos, em farmácias, algum estabelecimento, muitas vezes, não tem aonde deixar a bicicleta com segurança. O objetivo do projeto é justamente formular políticas públicas que incentivem as pessoas a utilizarem a bicicleta”.
A parlamentar também reitera que a Comissão permanece reivindicando, junto ao poder Executivo, a criação de ciclovias e ciclo faixas: “É um questionamento muito grande: temos um estacionamento para bicicleta, mas como vamos chegar até o estacionamento se não temos uma via adequada? Mas, cabe salientar que esse é um projeto que deve vir do Executivo. Porém, a Comissão Especial em Defesa da Bicicleta vem fazendo essa conversa com a Secretaria de Trânsito, com a Secretaria de Planejamento e cobrando ações para que em um futuro próximo a gente tenha ciclovias e ciclo faixas para que as pessoas possam utilizar com mais segurança”.
A Comissão também protocolou uma indicação à prefeitura, para que os edifícios públicos municipais ou locais em que funcione qualquer serviço público como escolas, parques e praças, tenham locais para estacionamento de bicicletas.
Além da vereadora-presidente Tatiane Frizzo, integram a Comissão os vereadores Alberto Meneguzzi (PSB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Velocino Uez (PDT).
Ouça a notícia AQUI.
Comentários