Proposta para crianças terem cartão isento de passagem de ônibus em Caxias do Sul será arquivada na Câmara
Crianças de 0 a 7 anos não pagam passagem de ônibus em Caxias do Sul, mas precisam pular a catraca, ou se arrastar para passar por baixo. Para o vereador Flávio Dias (PTB) essa prática é prejudicial e pode causar acidentes, além de gerar constrangimentos. Por isso, ele propôs criar o cartão da criança cidadã para que elas pudessem passar normalmente na catraca.
A proposta chegou ao plenário com parecer de inconstitucionalidade, que foi acatado pela maioria dos vereadores na sessão desta quinta-feira (06). Assim, o projeto será arquivado.
Durante o debate, o vereador Virgili Costa (PDT) disse que não considerava constrangimento algum para a criança ter que passar por baixo. "Constrangimento era se não tivesse esse benefício! (não pagar a passagem)", disse. A afirmação gerou resposta do vereador Renato Nunes (PRB). "Tem vereador que nunca passou por isso", disse (Acompanhe as declarações em aúdio)
Os vereadores que consideraram a proposta e inconstitucional e, por isso, votaram pelo parecer que arquiva o projeto foram: Arlindo Bandeira (PP), Denise Pessôa (PT), Edi Carlos (PSB), Edson da Rosa (PMDB), Gustavo Toigo (PDT), Jaison Barbosa (PDT), Pedro Incerti (PDT), Raimundo Bampi (PSB), Rodrigo Beltrão (PT) – relator, Virgili Costa (PDT), Washington Cerqueira (PDT) e Zoraido Silva (PTB).
Comentários