Prefeito Alceu fala pela primeira vez após pleito que elegeu Daniel Guerra
Ele considerou como “natural” o fim do ciclo político de 12 anos e não encara o resultado como consequência de uma avaliação negativa da própria gestão
O prefeito de Caxias do Sul Alceu Barbosa Velho (PDT) rompeu o silêncio nessa sexta-feira (4) e discursou, por quase duas horas, em entrevista coletiva no Salão Nobre do Centro Administrativo. Essa foi a primeira vez que ele falou com a imprensa, após a apuração da eleição municipal que elegeu Daniel Guerra (PRB) o próximo prefeito de Caxias. Na ocasião, Alceu apresentou a Comissão de Secretários que vai fazer a transição com o próximo governo.
O prefeito abriu o pronunciamento, justificando o silêncio diante do resultado das urnas. De acordo com ele, independentemente do vencedor, já estava definido realizaruma pausa na agenda para refletir o resultado das urnas. Alceu parabenizou a equipe de campanha do candidato derrotado, Edson Néspolo, assim como o prefeito eleito, Daniel Guerra, e avaliou a vitória do oponente como “maiúscula e incontestável”.
O prefeito considera natural o fim do ciclo político de 12 anos e não encara o resultado como consequência de uma avaliação negativa da própria gestão. Entretanto, ele enfatiza que a conquista de Guerra não significa que a partir de agora ele pode assumir o mandato, visto que o mandato é válido até 31 de dezembro (ouça em áudio).
O prefeito de Caxias do Sul afirmou que a transição de poder para Daniel Guerra vai ser “transparente, aberta e tranquila” e todas as informações estão disponíveis para consulta da próxima gestão. Alceu Barbosa Velho lembrou que Daniel Guerra, enquanto vereador, criticou veementemente o governo municipal, inclusive, conforme o prefeito, com ofensas pessoais e muitas vezes exageradas (ouça em áudio).
Alceu espera que o relacionamento de Daniel Guerra com os vereadores eleitos seja diferente de como foi no mandato dele.O prefeito comparou os recentes discursos de Daniel Guerra, na Câmara de Vereadores, com o período em que foi parlamentar. Sobre as promessas de campanha de Guerra, Alceu disse que como não prometeu nada, portanto, não tem compromisso com nenhuma delas enquanto ocupa o cargo de prefeito de Caxias do Sul (ouça em áudio).
Alceu cobrou da Câmara de Vereadores uma resposta sobre adenúncia de corrupção contra Daniel Guerra. Conforme o prefeito, caso o assunto não seja encerrado, vai ser a primeira vez na história recente do município que um prefeito eleito vai assumir nessas circunstâncias. Alceu Barbosa Velho admitiu que vai pedir para Daniel Guerra que repense suas propostas em relação ao SIM Caxias. O prefeito afirmou que, se necessário, defende o programa de mobilidade urbana até a morte. (ouça em áudio).
Questionado pelo repórter Eduardo Borile Junior, a respeito da estratégia de campanha de Néspolo que perdeu votos cerca de 14 mil votos no segundo turno, Alceu preferiu não apontar culpados, alegando que a culpa pela derrota, é de toda a equipe, inclusive dele. Os profissionais da imprensa insistiram no assunto e Alceu se negou a responder (ouça em áudio).
Ainda conforme Alceu Barbosa Velho alguns projetos ficam encaminhados à espera de execução da próxima gestão. Entre eles, a 3ª fase do Programa de Asfaltamento do Interior (que planeja asfaltar 80 Km) e as obras de duplicação e melhorias no acesso da BR-116 (no trecho que compreende a Igreja de São Romédio e o bairro Planalto). De acordo com o prefeitoestá agendada uma reunião na às 07h30 dessa segunda-feira (7) no gabinete da prefeitura, conforme solicitado por Daniel Guerra. Alceu disse ainda que, vai sugerir a manutenção do congelamento dos salários do prefeito, vice e secretários para os próximos 4 anos.
Comentários