Falta de planejamento da prefeitura para a área da saúde durante o inverno é alvo de críticas na Câmara
Baixar ÁudioParlamentares questionam quais serão as estratégias do Executivo para lidar com a superlotação da UPA Zona Norte e das UBSs
A saúde voltou a ser pauta na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, durante a sessão plenária desta terça-feira (04). A superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, da Zona Norte, foi criticada pelo vereador Alberto Meneguzzi (PSB) durante sua manifestação. Segundo o parlamentar, na última sexta-feira (31), o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que é responsável pela administração da UPA, demitiu mais nove servidores entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais da área de recepção dos pacientes. Ele frisou que essa situação contribui para a sobrecarga dos sevidores que atuam na UPA, bem como para a precarização dos atendimentos.
Meneguzzi também criticou a Administração Municipal por ainda não ter divulgado um plano de contingência para a saúde durante o inverno.
Já o vereador Renato Oliveira (PCdoB) relatou as vistorias feitas pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, a algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo o parlamentar, na última sexta-feira (31) foram visitadas as UBSs dos bairros Fátima Alto, Parque Oásis, Reolon e Vila Ipê; e nesta segunda-feira (03) as unidades do Desvio Rizzo e Esplanada. Ele afirmou que foi constatado nas vistorias que dezenas de pessoas já estavam nas filas de espera, enfrentando chuva e frio, para tentar conseguir uma consulta. Ele também criticou o secretário da Saúde, Júlio Freitas, por não atender a Comissão para uma conversa sobre as demandas verificadas. (Ouça no link abaixo da foto)
Durante a inauguração da UBS São Vicente, nesta segunda-feira (03), Freitas afirmou que deve divulgar nos próximos dias qual será o plano da prefeitura para os atendimentos na área da saúde durante o inverno.
Comentários