Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tribunal de Justiça absolve ex-vice-prefeito de Caxias do Sul Antonio Feldmann

por Ivan Sgarabotto

Feldmann em 2014 não assumiu o comando da Prefeitura para resguardar seus direitos políticos e poder naquela oportunidade concorrer a deputado federal

Foto: Divulgação

O ex-vice-prefeito de Caxias do Sul Antônio Feldmann foi absolvido nesta sexta-feira, 02, por quatro votos a um, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no qual o TJ julgou improcedente ação civil pública.

Antonio Feldmann em 2014 não assumiu o comando da Prefeitura de Caxias do Sul para resguardar seus direitos políticos e poder naquela oportunidade concorrer a deputado federal. A ação contra Feldmann foi uma iniciativa da Bancada de Vereadores do PT de Caxias do Sul, que o Ministério Público acolheu e a juíza Maria Aline Fonseca julgou procedente naquele ano. "Agora o Poder Judiciário repõe a verdade e desfaz a maior injustiça já cometida contra um agente público na história de Caxias, do Rio Grande e porque não dizer do Brasil, já que essa foi a primeira ação dessa natureza que teve guarida numa instância judiciária, no caso na Justiça de Caxias do Sul", diz Feldmann.

ENTENDA O CASO

No mês de abril de 2014, Antônio Feldmann optou por não assumir a titularidade do Poder Executivo de Caxias do Sul nas férias do prefeito Alceu Barbosa Velho para resguardar seu direito de concorrer a deputado federal. Caso assumisse o cargo, ficaria inelegível nas eleições daquele ano (o que acabou acontecendo, porque a Justiça local obrigou ele a assumir sob pena de uma multa diária de R$ 50 mil reais). Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Toigo (PDT), assumiu a função na administração municipal.

Porém, a bancada do PT no Legislativo entrou com uma representação pedindo que o Ministério Público tomasse providências quanto à decisão de Feldmann.

A juíza Maria Aline Vieira Fonseca, da 2ª Vara Cível da Fazenda Pública de Caxias do Sul, deferiu o pedido do Ministério Público. A ação foi impetrada pelo promotor de Justiça Alexandre Porto França.

No final de sexta-feira, Antônio Feldmann, que atualmente é diretor do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, em Brasília, divulgou uma nota, que segue:

UMA GRANDE VITÓRIA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Em primeira mão: acabou julgamento no Tribunal de Justiça do Estado e vitória de 4 a 1. Foi reparada a maior injustiça cometida na história política de Caxias, do RS e porque não do Brasil. Tive meus direitos políticos cassados sem ter cometido nenhum crime. Mas agora a Justiça repõe a verdade e sentencia que não foi cometido nenhum crime e nenhuma ilegalidade.
Eu só não assumi a Prefeitura de Caxias em abril de 2014 para resguardar meus direitos políticos e poder concorrer a deputado naquela ocasião. Mas o Ministério Público e a Justiça de Caxias me impediram e me obrigaram a assumir e assim a me tornar inelegivel naquele ano. E fui vítima de uma violência desmedida e de ataques e calúnias insistentes e atordoantes. Mas SEMPRE confiei na Justiça
E agora ela chega. Três anos depois, mas soberana e indiscutível. Obrigado a todos que confiaram em mim e me ajudaram mantendo o apoio e a confiança.
Um abraço fraterno
ANTONIO FELDMANN

* Durante os quatro anos da administração do prefeito Alceu Barbosa Velho, Antônio Feldmann assumiu em outras nove oportunidades, somando mais de 76 dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais