Alteração dos salários dos profissionais da rede de assistência social de Caxias vai gerar centenas de demissões, afirma vereadora
Baixar ÁudioA parlamentar convocou toda a comunidade para uma audiência pública sobre o tema, que ocorre na próxima segunda-feira (08)
A vereadora Denise Pessôa (PT) falou durante a sessão desta quarta-feira (03) sobre um decreto da prefeitura que altera a tabela de pagamento dos profissionais que atuam nas instituições assistenciais de Caxias do Sul e que são conveniadas à Fundação de Assistência Social (FAS). Segundo Denise, essa readequação de preços foi baseada em uma pesquisa encomendada pela prefeitura à Universidade de Caxias do Sul, que fez um levantamento dos preços de mercado. Ela também afirmou que, para se adequar à nova tabela de salários, as entidades terão que demitir centenas de funcionários e contratar novos profissionais, o que de acordo com Denise, será prejudicial para os trabalhadores e para os usuários dos serviços assistenciais.
Sobre as novas contratações, o vereador Elisandro Fiuza (PRB), declarou durante o aparte à fala da parlamentar, que a FAS já realizou um chamamento de novos profissionais que vão dar continuidade aos trabalhos na assistência social nas entidades. Mas Denise Pessôa expressou uma preocupação com a troca de equipes que atuam nas casas lares e de acolhimento, principalmente com crianças e adolescentes que estão no aguardo para adoção. De acordo com a vereadora, os usuários criam vínculos com os funcionários, e a troca dos profissionais será mais uma ruptura para as crianças. (Ouça no link abaixo da foto)
Para o vereador Rafael Bueno (PDT), que também se manifestou durante a sessão, o decreto da prefeitura resulta na diminuição dos salários de muitos profissionais e na precarização do serviço. “É a precarização da assistência social no nosso município e isso prejudica o vínculo, porque esses servidores que trabalham lá com as pessoas em vulnerabilidade elas têm um vínculo com as nossas crianças, com os nossos adolescentes. Então já cortaram recursos para as entidades e agora precarizam no atendimento com os servidores”, enfatizou.
O tema será discutido em uma audiência pública marcada para a próxima segunda-feira (08), às 14h, na sala de comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal. Segundo a vereadora Denise, foram convocados para a reunião o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o Conselho Municipal da Assistência Social, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego, Senalba, os Conselhos Tutelares e entidades assistenciais. Mas ela reforça que a audiência é aberta para a população em geral.
Comentários