Vereador sugere apresentação obrigatória da carteira de vacinação contra a Covid-19 para ir a eventos em Caxias
Por meio de uma indicação assinada por 16 parlamentares, Juliano Valim (PSD) enviou documento à Prefeitura com a solicitação nesta quinta-feira (02/09)
O debate sobre a obrigatoriedade de apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19 para frequentar eventos ganhou novo capítulo nesta quinta-feira (02/09), em Caxias do Sul. O vereador Juliano Valim (PSD) encaminhou uma indicação ao Executivo, assinada por 16 parlamentares, pedindo que as pessoas mostrem o comprovante de imunização, seja físico ou online, por meio do ConecteSUS, para entrar em casas noturnas, casas de show, teatros, museus, estádios e ginásios de esportes.
No documento, o vereador utiliza, como justificativa, países e cidades que seguem essa política. Rio de Janeiro, Nova York, Itália e França são alguns exemplos. Ele também explica que, além da questão sanitária, a exigência do cartão de vacina é necessária para viabilizar a retomada da economia. Conforme consta na indicação, “(...) Analisando a situação do empresariado e de uma parte dos trabalhadores de Caxias do Sul, que após um ano e meio começam a reabrir seus comércios ou voltar a ter um emprego formal, em virtude da flexibilização do regramento sanitário, e assim começam a recuperar o enorme prejuízo que acumularam, seria inviável fechar tudo ou parcialmente alguns ramos de trabalho.”. Para a Tua Rádio São Francisco, Juliano Valim expôs essa visão. (Clique AQUI para ouvir a declaração).
Foi colocado no documento que “(...) a vacinação, o distanciamento social, o uso de máscara e os cuidados de higiene, principalmente o uso de álcool gel, são fundamentais para a prevenção ao coronavírus. Mas, com a reabertura gradual das atividades econômicas, os riscos de contaminação aumentam, particularmente com o surgimento da variante Delta. Neste contexto, a vacinação assume um caráter decisivo para prevenção da contaminação por Covid-19.”. O vereador esclarece que a indicação não obriga a vacinação dos caxienses, mas parafraseia o filósofo inglês Herbert Spencer, dizendo que a liberdade de um acaba quando começa a do outro. Ele diz que o texto enviado à Prefeitura de Caxias foi embasado em dados científicos e experiências de outros países e cidades. (Clique AQUI para ouvir a declaração).
Além de Juliano Valim, são coautores do documento os vereadores Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Clóvis Xuxa (PTB), Denise Pessôa (PT), Elisandro Fiuza (Republicanos), Estela Balardin (PT), Felipe Gremelmaier (MDB), Gladis Frizzo (MDB), Lucas Caregnato (PT), Marisol Santos (PSDB), Olmir Cadore (PSDB), Rafael Bueno (PDT), Renato Oliveira (PCdoB), Ricardo Daneluz (PDT), Tatiane Frizzo (PSDB) e Wagner Petrini (PSB).
Clique AQUI e leia o documento completo.
Comentários