Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Sartori viaja a Brasília para rever bloqueio das contas do Estado

por Ivan Sgarabotto

Governador vai acompanhado do procurador-geral e dos presidentes do Legislativo e do Judiciário

Depois de um novo bloqueio das contas do Estado pela União, o governador José Ivo Sartori viaja a Brasília, nesta quarta-feira, 02, para tentar reverter essa situação. Sartori vai acompanhado do procurador-geral do Rio Grande do Sul, Euzébio Ruschel, do presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flores de Camargo. Eles se reúnem, às 17h30min, com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, relator da ação cautelar que requer a anulação da cláusula do contrato da dívida do Estado com a União, que determina o bloqueio das contas do Rio Grande do Sul em caso de não pagamento das parcelas.

Sartori diz que a sua obrigação é buscar todas as alternativas. “Tenho a obrigação de defender os interesses do Estado”.

O presidente da Assembleia, Edson Brum, ressalta a ida dos três poderes, juntos, a Brasília. “Juntamos os três poderes para conversar com os membros do Supremo e mostrar a gravidade da situação”.

A comitiva vai explicar ao ministro do STF, o estudo técnico que a Fundação de Economia e Estatística está elaborando a pedido da Procuradoria Geral do Estado, sobre o equilíbrio econômico-financeiro do contrato do Rio Grande do Sul com a União. De acordo com a PGE, o bloqueio de contas impede o governo de cumprir obrigações constitucionais de aplicação de verbas em determinados setores, como a saúde.

Esse é o segundo bloqueio das contas do Rio Grande do Sul neste ano.

Com informações da Bandeirantes

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais