Guerra assume prefeitura de Caxias do Sul e reclama de quebra de protocolo
Discurso do novo prefeito não foi feito na mesma cerimônia de transmissão de cargo
Foto: Ronaldo Velho Bueno
O prefeito Daniel Guerra (PRB) recebeu a Prefeitura de Caxias do Sul neste domingo em uma cerimônia marcada pela quebra do protocolo. A pose aconteceu por volta de 15h, no plenário da Câmara de Vereadores, em sessão que também empossou o vice-prefeito, Ricardo Fabres de Abreu (PRB), e os 23 vereadores eleitos para a legislatura 2017-2020. Está é a 17ª legislatura na história do município de Caxias. Em um plenário lotado de simpatizantes e partidários, Guerra garantiu em seu discurso que as áreas da saúde, segurança e educação terão atenção especial.
O prefeito Guerra ressaltou que dentro das competências municipais, é preciso buscar alternativas para que o povo se sinta mais seguro, num ambiente com menos violência e onde se expanda a cultura da paz. Nesse sentido, uma das ações será o fortalecimento da Guarda Municipal. Ele falou ainda em reduzir a fila de espera nas especialidades, investir na prevenção e agendamentos, e ampliar o atendimento domiciliar, como necessidades concretas na área da saúde. “Ter nossas crianças bem cuidadas, com vagas garantidas na educação infantil e com professores estimulados, requer decisões quase que imediatas”, disse.
Destacou que pretende diminuir gastos e direcionar os recursos a eixos prioritários. Adiantou que estará encaminhando à Câmara de Vereadores, um projeto para extinguir 50% da verba de representação dos cargos em comissão, além de cortar pela metade as nomeações de CCs, acreditando que assim terá recursos para abrir a UPA Zona Norte. Guerra abriu seu discurso dizendo que um novo projeto de cidade está despontando em Caxias do Sul. “ É um projeto que olha para as pessoas, nas suas relações de convívio, de trabalho, de conhecimento, de lazer e de fé”, disse.
Após a posse no Legislativo, Guerra e Fabris foram para o Centro Administrativo, onde no 3º piso o palco estava montado para a cerimônia de transmissão de cargo. Lá, agora, ex-prefeito, Alceu Barbosa Velho (PDT) e o vice, Antonio Feldmann (PMDB), aguardavam para concluir a solenidade. Depois do discurso, Barbosa Velho desceu até a porta principal de entrada com o prefeito Guerra e o vice, para entregar definitivamente o poder Executivo para o novo prefeito.
A despedida da antiga administração ocorreu naquele local, quando a militância e alguns integrantes do governo deixaram o Centro Administrativo. Ali, havia uma outra estrutura montada, onde o prefeito Guerra empossou seu secretariado. Porém, antes de empossar, fez um discurso rápido e improvisado, reclamando que houve quebra de protocolo, pois a Liturgia determina que o prefeito que assume, tenha que falar após o prefeito que deixa o cargo, no mesmo ato cerimonial, no caso, deveria acontecer no 3º piso, antes da saída da administração que passou o cargo, mas isso não foi cumprido. Guerra disso que tinha muitas coisas para dizer para ao prefeito que deixou a administração de Caxias, mas que dirá no decorrer do percurso.
Secretários de Guerra
Procuradoria-Geral - Leonardo da Rocha de Souza
Chefia de Gabinete - Júlio César Freitas da Rosa
Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade - Cristiano de Abreu Soares
Secretaria de Educação - Marina Matiello
Secretaria de Recursos Humanos e Logística - Vangelisa Fogaça Cassânego Lorandi
Secretaria de Turismo - Renata Aquino Carraro
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Camila Sandri Sirena
Secretaria do Urbanismo - Mirangela Rossi
Secretaria da Habitação - Tatiane Cristina Zambelli
Secretaria do Planejamento - Fernando Antônio Granjo Mondadori
Secretaria de Esporte e Lazer - Marcia Rohr da Cruz
Codeca - Marilda Bortolotto
Secretaria da Fazenda - José Alfredo Duarte Filho
Secretaria do Meio Ambiente - Patrícia Rasia
Secretaria da Saúde - Darcy Ribeiro Pinto Filho
Secretaria da Cultura - Adriana Antunes
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Carlos Heinen
Secretaria de Obras - Leandro Pavan
Secretaria de Segurança - José Francisco Mallmann
Samae - Gerson Panarotto
Festa da Uva - Cleiton De Bortoli
Fundação de Assistência Social (FAS) - Rosana Santini Menegotto
Ipam - André Francisco Wiethaus
Coordenadoria de Relações Comunitárias - Rafael Henrique Gome
Badoz Procon - Luis Fernando Del Rio Horn
Coordenadoria de Acessibilidade - Tibiriçá Vianna Maineri
Comentários