Audiência do Parlamento Regional debate infraestrutura
Corede-Serra apresentou na reunião um estudo com projetos para melhorar mobilidade e logística
Um estudo sobre infraestrutura e logística produzido pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede-Serra) foi o destaque da audiência pública do Parlamento Regional. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Farroupilha, nesta quinta-feira, 30.
Instituição formada por presidentes de 16 Câmaras Municipais, o Parlamento Regional promoveu o encontro para representantes do governo estadual, prefeituras, parlamentos, órgãos públicos e pessoas da comunidade tratarem de demandas, planos e sugestões sobre infraestrutura, principalmente das rodovias.
A reunião foi coordenada pelo presidente do Parlamento Regional, Felipe Gremelmaier, também presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A organização foi do presidente do parlamento farroupilhense, Fabiano Piccoli.
Também integraram a mesa de trabalhos o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves; Marcelo Nichele, representante do Corede-Serra; Gervásio Silvestrin, da CICs Serra; o deputado federal Assis Melo; o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelle; e o presidente do Legislativo de Nova Prata, Magnos Spagnol.
A audiência começou com a apresentação do estudo do Corede. O representante da entidade explicou que esse trabalho envolveu análise de populações serranas, segmentos econômicos, setores produtivos, atrativos turísticos, relações entre municípios, entre outros fatores. A partir do levantamento, o Corede definiu 26 projetos de infraestrutura e logística que atendam às necessidades, com orçamento para execução.
Sete projetos são considerados prioritários: implantação de um novo aeroporto para atender a região da Serra, em área de 444,5 hectares; pavimentação de aproximadamente 14 km entre Vila Oliva, em especial do novo aeroporto, até Fazenda Souza; duplicação de um trecho de 25 km da RSC-453; triplicação do trecho de 13 km da rodovia entre Farroupilha e Caxias do Sul; duplicação do trecho de 19 km da ERS-453 entre Farroupilha e Bento Gonçalves; duplicação de um trecho de 80 km da BR-470 entre Carlos Barbosa e Nova Prata (ERS-324); e duplicação de 18,6 km da ERS-122 entre Farroupilha e São Vendelino. O custo dessas sete obras foi orçado em R$ 1.519.800.000.
Nas manifestações, as autoridades defenderam que infraestrutura e logística sejam discutidas e pensadas sempre a contemplar toda a região, considerando as necessidades de cada município. O presidente do Parlamento Regional, Felipe Gremelmaier, destacou que essa é o grande objetivo da instituição, para todos os temas de interesse coletivo das cidades.
A importância da construção de uma nova ligação entre a Serra e o sudeste do país, já que a BR-116 com seus mais de 70 anos está defasada, a utilização de modal ferroviário e o futuro aeroporto em Vila Oliva também estiveram na pauta. O estudo do Corede será apresentado ao governo estadual e à Assembleia Legislativa.
Do conteúdo da audiência pública será feita uma carta, que será encaminhada pelo Parlamento Regional às prefeituras e Câmaras dos municípios integrantes, ao governo do Rio Grande do Sul e às entidades participantes do encontro.
Comentários